Quatro dias de imersão na cultura de São Paulo, passando por criatividade, inovação, sustentabilidade, empreendedorismo, arte, gastronomia e a grandeza da economia paulista.
Essa é a proposta da Casa São Paulo, um espaço que levará a vocação paulista para a indústria criativa durante o South by Southwest (SXSW) 2024.
O maior evento de inovação e economia criativa do mundo, realizado em Austin (EUA), no mês de março, receberá a ação que é resultado de parceria entre o Governo de São Paulo e a Rede Gerando Falcões.
A proposta da Casa São Paulo, cujo projeto é assinado pela agência SRCOM, é posicionar São Paulo na cadeia global, como uma grande potência de tendências e hub de economia criativa na América Latina.
Para isso promoverá painéis e apresentações artísticas, além de montar um estúdio de transmissão ao vivo das atividades e debates que movem o evento.
“Um mundo de possibilidades para inspirar marcas patrocinadoras a criarem experiências memoráveis” revela Nelson Adao, diretor de negócios e projetos na SRCOM.
“Será o cenário perfeito para diversos conteúdos e ativações, convidando patrocinadores a se juntarem a nós nesta missão de levar o melhor do Brasil para Austin”, completa.
A iniciativa faz parte do programa CreativeSP, uma parceria da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.
O programa tem como objetivos promover a troca de conhecimento entre empresas do setor de economia criativa, incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro.
Desde a criação, o programa já realizou 18 missões internacionais, que devem gerar pelo menos R$ 653 milhões em negócios e 11 mil empregos no Estado.
“Esse é mais um passo para internacionalização de São Paulo. O espaço do estado no SXSW vai dar concretude à potência econômica, inovadora e criativa que é São Paulo”, afirma Rui Gomes, presidente da InvestSP.
“Vamos mostrar que vamos além da paixão por cultura, entretenimento e tecnologia, temos infra, hubs de inovação, ecossistema robusto para as startups, centros de tecnologia e principalmente capital humano para inovar e fazer e atrair negócios”, completa.
Segundo a Secretária de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Marilia Marton, a Casa São Paulo vai mostrar ao mundo o potencial econômico, humano e cultura do Estado.
“A nossa indústria Criativa é um mar de oportunidades para quem quiser apostar e consumir nossos produtos. São Paulo está pronto para oferecer todas as linguagens e esse é o recado que vamos levar para o nosso endereço no SXSW”, explica.
A escolha da Gerando Falcões para a parceria reflete a excelência do trabalho desenvolvido pela organização na geração de oportunidades em regiões de baixa renda.
A rede é um ecossistema de desenvolvimento social, com iniciativas nas áreas de educação, desenvolvimento econômico e cidadania em favelas e programas de transformação sistêmica, com o objetivo de acelerar o poder de impacto de líderes de favelas no Brasil.
“Vamos levar a grande startup do país para o mundo: a favela. Ela vai apresentar soluções que podem ser escaladas, debatendo soluções para um futuro mais sustentável para o nosso planeta”, afirma Edu Lyra, idealizador da Rede Gerando Falcões.
A Casa São Paulo ficará localizada em frente ao Centro de Convenções onde a maior parte das atividades do SXSW são realizadas.