Em 2023, o moderno Centro de Congressos de Heidelberg abrirá suas portas, dando à Heidelberg Marketing GmbH a oportunidade de oferecer novas experiências.
O espaço poderá abrigar eventos físicos, híbridos e puramente virtuais, de desenvolvimento de conteúdo e mídia social para a construção de comunidade completa.
Após intensa participação do público, foi encontrado um local para o Centro de Congressos de Heidelberg no distrito de Bahnstadt (Alemanha) que oferece as melhores possibilidades de design e desenvolvimento e também está bem conectado.
O Centro de Congressos será acessível e, a partir da principal estação ferroviária via Europaplatz, os visitantes terão que caminhar apenas alguns minutos. A estação Hauptbahnhof Sud fica mesmo em frente ao HCC.
O projeto é baseado nos planos da DEGELO Architekten de Basel, que venceu o concurso de arquitetura para projetar o centro de conferências. O HCC é um projeto da International Building Exhibition (IBA) Heidelberg.
A Heidelberg Congress será responsável pela gestão operacional do centro de conferências e do Stadthalle Heidelberg. O Stadthalle será um complemento para recepções noturnas do novo centro de conferências.
Auditório principal com 1.800 lugares
A entrada principal se abre para o interior branco, com um saguão principal quase tão alto quanto o próprio prédio – uma das peças centrais do centro de convenções de dois andares.
O lobby dá acesso ao auditório principal, cujo teto atinge 15 metros em seu ápice antes de descer em direção ao palco. O auditório tem a capacidade necessária para acomodar 1.800 pessoas em fileiras.
O centro também abriga um restaurante público que, além de ter uma entrada separada, pode se abrir para o auditório principal e o saguão principal.
Haverá também refeitórios ao ar livre para atender às demandas de um animado centro de convenções. Os planos para o segundo andar incluem uma galeria, um saguão secundário, um auditório menor com 800 assentos e salas de conferência.
Os caminhões serão carregados e descarregados dentro do prédio, com acesso via Czernyring e Einsteinstrasse, a fim de reduzir a perturbação de ruídos e emissões.
O centro de convenções foi projetado para atender aos padrões passivos de construção de casas – assim como todos os edifícios em Bahnstadt.