A fachada do pavilhão 8 do centro de convenções e exposições Montjuïc, localizado em Barcelona, se tornará em dezembro deste ano uma grande floresta vertical.
O projeto contará com 15 grandes árvores suspensas e 22.000 plantas de 40 espécies diferentes, que unirá a natureza e a cidade.
A instalação da floresta vertical, que vai girar em torno do conceito de raízes, é uma iniciativa pioneira da Fundação “la Caixa”, em colaboração com a Câmara Municipal e a Fira de Barcelona, para comemorar os 20 anos do CaixaForum Barcelona.
Com uma superfície superior a 500 m² e uma altura de 12 metros, este projeto transformará a fachada numa grande área verde, cobrindo a parede que ficou descoberta após a demolição do antigo restaurante La Pèrgola em 2014.
As árvores serão instaladas em uma estrutura metálica com sistema de jardinagem vertical capaz de coletar e utilizar a água da chuva e água de irrigação para otimizar os recursos naturais e reduzir o consumo de água.
O projeto visa conectar a montanha de Montjuïc com a cidade, aproximar o mundo das plantas do público de uma perspectiva nunca antes vista e servir de refúgio para pássaros e outros polinizadores benéficos ao planeta.