O centro de exposições Ficoba, localizado em Irun (Espanha), realizou seis feiras, quinze eventos e 59 encontros ao longo de 2020. Uma operação atípica que foi ocasionada pela pandemia e medidas restritivas para contê-la.
Neste período cerca de 40.000 visitantes passaram pelo Ficoba, o que representa um número 81% inferior ao do ano anterior. A crise de saúde o obrigou a cancelar um total de dez feiras e mais de 100 eventos de diversos tipos.
Esta diminuição da atividade tem se refletido nos resultados econômicos, que contemplam uma redução de 170 mil euros.
Esses são alguns dados marcantes do balanço de atividades que o centro de eventos divulgou em um comunicado, que concluiu que a pandemia covid-19 significou “um impasse na trajetória de crescimento” que o recinto de feiras de Irun viveu nos últimos anos.
A redução das atividades em relação a 2019 resultou em 74% menos feiras realizadas, uma queda de 64% nas reuniões e 77% menos eventos de natureza diversa.
A Ficoba iniciou 2020 com a celebração de inúmeros eventos, entre eles a segunda edição da Go Mobility, feira sobre a nova mobilidade que aconteceu nos dias 11 e 12 de março.
Depois dela veio o confinamento e a paralisação total das atividades no complexo de Irun, que foram retomadas “timidamente” a partir de junho com dois encontros profissionais e, em julho, com o PER (Recreational Boat Skipper).
A partir de setembro o Ficoba recuperou gradativamente a realização de feiras, congressos, concertos e outros eventos, depois de ter desenhado e implementado um conjunto de medidas para oferecer as máximas garantias de prevenção e segurança aos trabalhadores e expositores, visitantes e fornecedores.
O primeiro grande evento foi um concerto de Irun Zuzenean, em 26 de setembro, para 400 pessoas.
Na sequência vieram o Caravantur (2 a 4 de outubro), Bioterra (9 a 12 de outubro), Ekodrive (18 a 31 de outubro), o congresso Uhinak (4 a 5 de novembro), Be Veggie (5 a 6 de dezembro) e Ficoauto (18 a 20 de dezembro).