Centros de exposições e convenções de São Paulo ficam “vermelhos” para pedir ajuda ao setor de eventos

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Assim como aconteceu na Alemanha e algumas regiões da Europa na última semana, com a ação “Night of Light” (noite da luz), os centros de exposições e convenções de São Paulo ficaram vermelhos.  Na noite de ontem (29/06), Expo Center Norte, São Paulo Expo, Transamerica Expo Center e Centro de Convenções Frei Caneca divulgaram imagens de suas fachadas em vermelho, como uma forma de pedir atenção para o setor de eventos, duramente atingido pela pandemia da COVID-19.

As fachadas permaneceram desta forma até que seja realizada a primeira feira de negócios na cidade.

“Todo o setor de eventos está na ‘UTI’, pois não há o que ser feito para manter os pavilhões funcionando. Pedimos que os eventos de negócios, que não geram aglomeração, voltem em agosto. Já há uma queda de 60% do faturamento do mercado em geral, considerando o retorno em agosto. Mas a situação tende a se agravar ainda mais se não houver a liberação nessa data. Por isso, vamos nos manter ‘vermelhos’ até o retorno efetivo dos eventos corporativos”, afirma Daniel Galante, vice-presidente da Ubrafe (União Brasileira de Promoção de Feiras) e diretor-geral do São Paulo Expo.

Desde março o setor está completamente parado e isso afeta não apenas os centros de exposições, como também organizadores, prestadores de serviços, hotéis, agências de eventos, taxistas e freelances. Por isso, empresas e entidades do setor vêm pleiteando junto ao Governo do Estado a reavaliação da determinação do retorno gradual das atividades do setor de eventos corporativos apenas na última fase. As empresas pediam a abertura conforme a semelhança dos shoppings centers, na fase 2. A similaridade entre eventos corporativos e shopping centers é extremamente grande e, em alguns casos, o setor apresenta até maior segurança nos serviços prestados e no acompanhamento para todas as áreas de trabalho.

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Junto ao pedido foi enviado também um documento com a proposta de protocolo único de segurança para os locais que sediarem os eventos, entre eles receber 50% da capacidade, conforme as normas da Prefeitura, e distanciamento de 2 metros. No entanto, ainda não há uma confirmação sobre o retorno e cada vez mais o impacto pesa em toda a cadeia produtiva de eventos.

Night of Light

Por toda a Alemanha – e algumas regiões da Europa – os centros de convenções, museus, estádios e até mesmo igrejas ficaram vermelhos na noite de 23 de junho. A “Night of Light” (Noite da Luz) foi uma ação onde os organizadores de shows, festivais, apresentações teatrais, feiras e eventos fizeram um apelo para pedir ajuda aos políticos para salvar a indústria do evento.

Mais de 8 mil edifícios foram iluminados em vermelho para chamar a atenção para a situação dramática da indústria de eventos e simbolizar paixão e o amor que dos profissionais deste setor.

Veja como foi a ação na Europa clicando aqui