Especial COVID-19 e o setor de eventos. E agora, José?

Anúncio

“E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? e agora, você?”. Em seu poema “E agora, José”, Carlos Drummond de Andrade coloca no papel toda sua angústia e dúvidas sobre o futuro – tendo a certeza que o passado, como ele conhecia, não volta mais.

Quis o destino que uma sexta-feira 13 (do mês de março) representasse um marco para o setor M.I.C.E. no Brasil, com inéditos cancelamentos e adiamentos em massa dos eventos em função da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19). Seguindo orientações do Ministério da Saúde e dos Governos Estaduais e Municipais, as feiras foram – uma a uma – sendo adiadas. Expositor cancelou, feira adiou, pavilhão esvaziou. E agora, José? O setor M.I.C.E. voltará como antes? Aprenderemos com as dores do momento? O digital se tornará mais relevante? Como as empresas resistirão? Como o calendário vai se readequar para um segundo semestre repleto de eventos?

Estas são apenas algumas das muitas perguntas que estão no ar. E quem mais gabaritado para responder que você, José! Agentes deste setor, associações, pavilhões, prestadores de serviço, agências de eventos e Live Marketing etc. Mas para isso, é preciso falar. Abrir a caixa preta e informar. Não são só os executivos diretos ligados ao setor. Expositores e patrocinadores que querem saber. O taxista está preocupado em saber se aquele evento voltará a acontecer para incrementar suas corridas. O hoteleiro quer saber para quando pode reservar uma parte de seus quartos para recepcionar os turistas de negócios. O restaurante do entorno do pavilhão não vê a hora de conseguir encher de novo na hora do almoço. É preciso falar. Nem que pratiquemos um exercício de futurologia. Mas é preciso informar.

Pensando em tudo isso que criamos um hotsite no Portal Radar (www.portalradar.com.br/coronavirus). Nesta área iremos, a cada dois dias (a princípio), subir uma entrevista realizada com executivos e lideranças do setor M.I.C.E. Já contamos com opiniões da UBRAFE, ABEOC, AMPRO, Visite São Paulo, Ney Neto (MCI), Damien Timperio (GL events), Silvana Torres (Agência Mark Up), Abdala Jamil Abdala (Francal Feiras), Ana Luisa Diniz Cintra (Centro de Convenções Rebouças), Ju Ferraz (Holding Clube), entre outras. Na sexta-feira começaremos com a entrevista realizada com Armando Arruda, da UBRAFE.

Anúncio

Também abrimos neste espaço para que você possa contribuir conosco, enviando seu artigo, para construirmos esta área de uma maneira colaborativa. É preciso lavar as mãos, usar álcool em gel e ficar em casa. Mas também é preciso falar. Contamos com a participação de vocês, afinal, como diz Drummond “Mas você não morre… você é duro, José!”

Acesse: www.portalradar.com.br/coronavirus