CES cumpriu o que era esperado e trouxe inovações para ficar de olho em 2022

Anúncio

De gadgets dobráveis a um carro que muda de cor, a CES 2022 não apenas trouxe à tona inovações de todo o mundo em seu evento presencial e digital, realizado de 5 a 7 de janeiro em Las Vegas, mas também deve servir como um modelo para a produção de feiras de grande escala este ano.

A feira de tecnologia mais influente do mundo recebeu mais de 2.300 expositores, incluindo 900 startups lançando produtos inovadores em saúde digital, inteligência artificial, automotivo, NFT e etc.

A feira se estendeu por 11 locais, incluindo os salões Oeste, Norte e Central do Las Vegas Convention Center, Venetian Expo e Aria, entre outros.

Embora a participação tenha sido menor do que nos anos anteriores, dezenas de milhares de membros da indústria de 119 países participaram.

Anúncio

“Após dois anos sem poder nos conectar pessoalmente, ficamos entusiasmados em receber nossa indústria novamente cara a cara para experimentar as mais recentes inovações na CES 2022”, afirmou Karen Chupka, vice-presidente executiva da CES

Em meio ao aumento de cancelamentos da Omicron e de expositores durante as férias, a Consumer Technology Association (CTA), proprietária e produtora da feira, decidiu encerrá-la um dia antes, mas ainda seguir em frente com um evento físico. 

Todos os expositores e participantes tiveram que estar totalmente vacinados e foram obrigados a apresentar prova digital ou física de sua vacinação contra a COVID-19, sem isenções ou exceções. 

Como uma camada adicional de proteção, os participantes receberam kits de autoteste BinaxNOW COVID-19 durante a coleta do crachá para que pudessem fazer o autoteste antes de entrar na feira, embora o teste não fosse necessário.

Os líderes do setor estão olhando para a CES como um indicador de que eventos de grande escala podem ser realizados com segurança e eficácia nas condições atuais.

Tendências que puderam ser percebidas na CES 2022

Metaverso

A CES 2022 mostrou que as empresas estão focadas no metaverso, que se refere aos esforços para combinar tecnologias de realidade virtual e aumentada em um novo reino online.

A empresa-mãe do Facebook, a Meta, e seu sistema de jogos Oculus é de longe o líder de mercado no momento, pois passa por uma enorme onda de contratações para construir o conceito, mas muitas outras empresas ainda estão tentando entrar em ação.

O novo fone de ouvido PlayStation VR 2 e seu controlador VR2 Sense, bem como o controlador de pulso Vive da HTC para o fone de ouvido Vive Focus 3 foram revelados na CES.

O controlador VR2 Sense possui rastreamento ocular e feedback de fone de ouvido que amplifica as sensações das ações do jogador no jogo.

A empresa disse em um comunicado à imprensa que os jogadores podem sentir o “pulso elevado de um personagem durante momentos tensos, a corrida de objetos passando perto da cabeça do personagem ou o impulso de um veículo enquanto o personagem avança”.

Automóveis com cada vez mais espaço na feira

A tecnologia automotiva representa sempre uma grande parte da CES, mas este ano, um anúncio após o outro parecia fazer manchetes: a BMW provocou com um carro que muda de cor, a John Deere apresentou um trator autônomo e outras empresas se mostraram comprometidas em tornar os veículos elétricos mais acessíveis.

O carro-conceito elétrico iX da BMW apresentava painéis eletrônicos não muito diferentes do que você encontraria em um e-reader Kindle.

Em uma demonstração, a BMW mostrou como um proprietário poderia mudar a cor do carro de preto para branco em questão de segundos.

As montadoras também lançaram vários novos veículos elétricos com preços mais competitivos, incluindo o Silverado EV e o Chevy Equinox 2024.

Enquanto isso, a tendência das empresas de tecnologia entrarem no espaço de fabricação de veículos continuou: a Sony anunciou planos para sua própria marca de carros, seguindo os passos de outras empresas de tecnologia como Xiaomi e Foxconn.

Gadgets “Dobráveis”  

As empresas de tecnologia vêm experimentando a tecnologia dobrável nos últimos anos, mas muitas empresas como a Samsung exibiram versões aprimoradas na CES 2022 que destacam como o nicho de mercado está evoluindo.

Os conceitos Flex S e Flex G de três dobras da Samsung permitem que os usuários dobrem um tablet em três partes para que pareça quase um “s”, sugerindo como suas linhas de smartphones dobráveis, Flip e Fold, podem evoluir no futuro.

Enquanto isso, o novo Zenbook 17 da Asus, um laptop dobrável de 17 polegadas com tela OLED, pode ser usado como um tablet ou dobrado ao meio como um laptop, com uma tela de 12,5 polegadas na parte superior e um teclado na tela exibido abaixo.

Outras empresas, como a Dell, adotaram produtos que atendem à tendência de trabalho híbrido.

O Concept Flow da Dell conecta e desconecta laptops de uma segunda tela com base na proximidade, e o protótipo da webcam “Pari móvel” da Dell que se conecta a qualquer lugar, seja na lateral de uma tela de computador ou acima de um bloco de desenho, se você quiser que os colegas vejam anotações em tempo real durante um encontro.