Bonito – Mato Grosso do Sul
O site Skyscanner realizou a pesquisa anual com base em milhões de buscas domésticas e internacionais dos últimos quatro anos, revelando os destinos brasileiros mais desejados pelos visitantes.
Entre os cinco destinos-tendência no Brasil em 2016, a paradisíaca Fernando de Noronha está no topo da lista. A ilha teve um aumento de 78% nas buscas. Segundo dados da Administração Geral do local, a expectativa é que até o último dia de dezembro, o arquipélago tenha recebido cerca de 83 mil visitantes – a média anual para a região é de 60 mil turistas por ano. Um fator principal explica este marco: a alta do dólar.
Desde que a moeda chegou na casa dos R$3,00 no começo de março, foi possível observar um crescimento nas buscas domésticas e Noronha assumiu a liderança das tendências desde então. Com o apoio de campanhas como “Mais Noronha” e “Noronha te espera” a tendência é que essa procura só aumente. A dica é se programar com antecedência, já que há um controle migratório em todo o território do arquipélago, que pode receber apenas 246 visitantes por dia.
O segundo lugar mais procurado são as cidades litorâneas de Santa Catarina: Balneário Camboriú e Florianópolis. Ambas tiveram um aumento de 44% entre 2014 e 2015, e a procura pela região só tende a aumentar entre os viajantes brasileiros. Isso porque Balneário Camboriú fica próximo ao aeroporto de Navegantes, segundo maior do estado, além de fazer parte da rota de quem pretende visitar o maior parque temático do país, o Beto Carreiro World, alternativa para os viajantes que adiaram a viagem para a Disney, por exemplo, por causa da valorização do dólar. Outro detalhe que justifica o crescimento é o investimento em infraestrutura turística na região, que já conta com vários projetos para os próximos anos, com o intuito de melhorar a experiência de seus visitantes.
É no sul da Bahia que fica a famosa Costa do Descobrimento. A região foi tombada como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, em 1999, e tem toda a sua importância histórica marcada pelo fato de ter sido o primeiro contato dos colonizadores portugueses com o território brasileiro. O Sul da Bahia teve um aumento de 24% nas buscas entre 2014 e 2015 e tem tudo para continuar em alta em 2016, com a abertura do aeroporto de Teixeira de Freitas. Alguns dos destinos que compõem a Costa do Descobrimento são: Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Cabrália, Trancoso, Caraíva, Prado, Caravelas e Cumuruxatiba.
Nos últimos dois anos, Bonito teve um aumento de 20% nas buscas, de acordo com o Skyscanner, e, segundo dados da Bonito Convention & Visitors Bureau, em outubro de 2015, a cidade teve 67% de sua rede hoteleira ocupada, número que se aproxima ao cenário vivido apenas durante a alta temporada – feriados prolongados e férias de verão. Para 2016, as expectativas seguem positivas, principalmente por que Bonito, ao lado do Pantanal, será palco para o Adventure Week, evento que tem como objetivo estudar novos destinos turísticos de aventura em países emergentes.
Preferência nacional e internacional, o Rio de Janeiro continuará na lista dos destinos mais buscados neste ano, tendo um aumento de 17% nas buscas no Skyscanner. Sede das Olimpíadas de 2016, a Cidade Maravilhosa segue deslumbrando os viajantes, graças ao mundo de possibilidades que oferece a cada um deles. Para o evento, são esperadas mais de 500 mil pessoas que poderão, além de acompanhar os jogos, descobrir as praias, os espaços culturais e as áreas verdes que fazem do Rio uma das cidades mais bonitas do país.
Fonte: MTur