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Colombiatex deixa saldo positivo para a indústria da moda latino-americana

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A feira colombiana para a indústria têxtil, Colombiatex, voltou ao seu espaço e formato de sempre. Durante três dias, foram feitos negócios, anunciadas as tendências do mercado e especialistas da indústria da moda compartilharam seus conhecimentos.

Cerca de 20.000 visitantes compareceram ao evento, e tiveram que cumprir rigorosos protocolos de biossegurança, apresentando seu calendário completo de vacinação e uso de máscara facial obrigatória.

Carlos Eduardo Botero, CEO da Inexmoda e organizadora da feira, disse que as expectativas em termos de visitas, negócios e comportamento dos participantes em relação às normas de biossegurança foram superadas “bem acima” do que haviam previsto.

“Sabíamos que realizaríamos uma feira em que, pelas circunstâncias que vivemos, sentimos que era nossa responsabilidade poder oferecer aos empresários da indústria da moda a oportunidade não só de abastecer, mas de nos reencontrarmos em segurança “, disse Botero.

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A feira contou com a presença de 445 expositores de todo o mundo: 305 empresas colombianas de regiões como Antioquia, Cundinamarca, Valle del Cauca e Santander e 140 de outros países, incluindo Brasil, Índia, Itália, Turquia, Estados Unidos e Espanha.

O impacto gerado pela realização do encontro no formato presencial foi positivo. Segundo o Observatório de Turismo de Medellín, esta nova edição gerou US$ 8 milhões em benefícios econômicos para a cidade em despesas como hospedagem, transporte e alimentação.

Além disso, durante essa semana a ocupação hoteleira atingiu 82%.

A Inexmoda informou ainda que para a montagem do evento foram gerados mais de 2.500 empregos para pessoas que desempenharam funções como logística, segurança, projeto e construção de espaços, entre outras.

“A Colombiatex é a feira que todos os atores esperam para iniciar seu ano têxtil, então fazê-lo novamente de forma presencial é muito importante”, comemorou.

“Não vamos dizer que o mundo digital não nos ensinou nada, porque ainda é de grande importância, mas como complemento desses espaços físicos, não como substituto deles”, completou.

JUNTAS NOVAMENTE

Em 2021, a Colombiatex não pôde se reunir em seu calendário habitual, então teve que se fundir com a Colombiamoda.

A fórmula parece ter dado certo, já que de 26 a 28 de julho deste ano as duas feiras voltam a ser realizadas juntas, desta vez não por lotação ou restrições, mas para fortalecer o esquema comercial dos empresários do setor durante o segundo semestre do ano.

“A continuidade deste projeto como um todo dependerá de quão bem ele for recebido no próximo mês de julho. Hoje não tem nada definido, tem que ensaiar e tentar, o importante é que isso seja útil para os empresários do sistema da moda”, explicou Botero.

TENDÊNCIAS E SUSTENTABILIDADE

A feira não só incluiu a exposição de matérias-primas, como também gerou espaços que expuseram tendências do mercado, como o Fórum de Tendências, que exibiu amostras de têxteis, insumos e 15 conferências, onde se reuniram cerca de 1.500 pessoas.

A moda também foi vivenciada por meio de encenações e cenários que destacaram a importância do grafismo, dos ilustradores e da economia laranja.

O evento deu continuidade ao seu compromisso com as iniciativas sustentáveis ​​por meio da Rota da Sustentabilidade onde participaram 100 marcas apresentando cinco grandes tendências de sustentabilidade no negócio da moda: água limpa e saneamento; ação Climática; inclusão social; energia acessível e limpa; produção e consumo responsáveis.

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