O Italian Exhibition Group (IEG) encerrou 2024 com resultados históricos. A companhia, referência na organização de feiras internacionais de negócios, registrou lucro líquido de €32,5 milhões, um salto de 146% em relação ao ano anterior.
A receita consolidada atingiu €250 milhões, com alta de 17,7% sobre 2023, e o EBITDA ajustado subiu 33,1%, totalizando €65,9 milhões. O desempenho superou as metas estabelecidas no plano estratégico da companhia.
“A força do nosso modelo de negócios é confirmada pelos resultados excepcionais que registramos em 2024, um ano que se beneficiou de um calendário mais favorável, com eventos como Tecna na Itália e Fesqua no Brasil”, afirmou Corrado Peraboni, CEO do IEG.
“Mas também conseguimos crescer organicamente, com destaque para nossos principais produtos como KEY, Vicenzaoro, Sigep, RiminiWellness, Ecomondo e TTG”, completou.
Como parte da expansão internacional, o IEG avançou no mercado brasileiro em 2024 com duas aquisições estratégicas:
– InfraFM, evento voltado à gestão de facilities e condomínios, realizado em São Paulo.
– Parceria com o Smart City Business America Institute para lançar o SCB-Br Expo e Congresso, evento que promove inovação, sustentabilidade e cidades inteligentes no Brasil.
“O evento está alinhado com aquisições recentes no Brasil como a MundoGEO e a própria InfraFM, ampliando nossa atuação em tecnologia, infraestrutura e sustentabilidade”, destacou Peraboni.
Ainda em 2024, o grupo concluiu a aquisição de:
– 51% da Vending Expo S.r.l., organizadora da feira Venditalia, referência europeia no setor de vending.
– 51% da Palakiss S.r.l., centro internacional de ourivesaria em Vicenza, na Itália.
No total, os investimentos em ativos fixos somaram €30 milhões, sem comprometer a saúde financeira da empresa. A posição financeira líquida monetária fechou positiva em €13,5 milhões, revertendo o saldo negativo do ano anterior.
ESG: EMISSÕES REDUZIDAS, MULHERES EM DESTAQUE E PROJETO URBANO EM RIMINI
A IEG também avançou em sustentabilidade e responsabilidade social:
– Emissões diretas (Escopo 1) foram reduzidas em 29%
– Emissões indiretas (Escopo 2) caíram 2%
– 61% da equipe é formada por mulheres
A empresa renovou sua Certificação de Igualdade de Gênero, com pontuação de 93%. E 87% dos colaboradores relataram estar satisfeitos com o ambiente de trabalho.
Além disso, a companhia entregou o projeto Outdoor Lifestyle Experience, uma intervenção urbana nas áreas externas do centro de convenções de Rimini, promovendo bem-estar a visitantes e à comunidade local.
PROJEÇÃO PARA 2025: CRESCIMENTO MESMO COM MENOS EVENTOS BIENAIS
Mesmo em um ano com menor número de eventos bienais, a IEG prevê uma receita entre €257 e €262 milhões. A expectativa é de margem operacional entre €66 e €68 milhões.
O IEG buscará manter o ritmo de crescimento com base em expansão orgânica e novos serviços integrados, tanto na Itália quanto no exterior.
“Nosso objetivo para 2025 é consolidar esse crescimento, continuar investindo em portfólio e serviços e fortalecer nossa presença internacional”, concluiu Corrado Peraboni.