A FITUR 2023 encerrou com um balanço de absoluto sucesso que mostra o grande dinamismo de toda a cadeia de valor da indústria do turismo e boas perspectivas de crescimento.
À satisfação transmitida pelas empresas, países e destinos participantes, pelas operações comerciais e contatos realizados, somam-se os elevados números desta edição.
Os números mostram que a feira superou todas as expectativas, atingindo parâmetros já muito próximos do recorde histórico da FITUR 2020.
Durante os cinco dias de feira, a FITUR reuniu um total de 222.000 visitantes, representando um crescimento de 99,6%, quase o dobro de 2022.
Considerando o perfil desses participantes, foram contabilizados 136 mil visitantes profissionais (B2B), o que representa um crescimento de 68%.
Em relação ao consumidor final (B2C) a estimativa de visitação ficou em 86 mil visitantes após o fechamento de seus dois dias direcionado a este público , o que praticamente multiplica por três os dados do ano passado.
Em termos de participação, a feira reuniu 8.500 empresas, 131 países, ao longo de 8 pavilhões da IFEMA Madrid, que representaram uma área líquida de exposição de 66.900 m2 , igualando a ocupação de 2020.
Estima-se que este movimento de chegadas à FITUR gere um impacto na economia madrilenha de cerca de 400 milhões de euros.
A FITUR também registrou um grande marco no campo digital, ou seja, apenas no primeiro dia da feira, o tráfego no site da IFEMA MADRID disparou, atingindo o recorde histórico de 146.000 visitas.
Neste mesmo contexto, a plataforma digital FITUR LIVEConnect, que complementa a feira com um formato híbrido, registou até à data mais de 56.000 inscrições, face ao total de 31.000 em 2022.
Organizada pela IFEMA MADRID, esta edição teve como País Sócio da FITUR a Guatemala , que realizou uma ampla mostra promocional na feira com sua nova marca “Amazing and Unstoppable Guatemala”.
EQUADOR SERÁ O PAÍS SÓCIO DA FITUR EM 2024
A figura do Sócio Fitur já tem protagonista para a próxima edição da FITUR, conforme foi revelado durante a feira.
O anuncio foi feito pelo Ministro do Turismo do Equador, Niels Olsen e pelo Presidente do Comitê Executivo do IFEMA MADRID, José Vicente de los Mozos, que assinaram o acordo de colaboração pelo qual o Equador será o destino parceiro na próxima edição da feira, a ser realizada em janeiro de 2024.