Comic Con Experience

Anúncio

Talvez nem os sonhos mais otimistas dos sete sócios da Comic Con Experience (CCXP), representados por três empresas diferentes: Omelete, Chiaroscuro Studios e PiziiToys, pudessem chegar perto d a potência que se tornou o evento criado em 2014. Visitantes frequentes de duas das principais Comic Cons do mundo – Nova York e San Diego – os sócios viram a CCXP bater o recorde de público dos eventos que serviram de referência para a criação da maior convenção de quadrinhos e cultura pop do mundo. Isso tudo em apenas três edições. Em 2016, a CCXP reuniu 196 mil pessoas no São Paulo Expo, contra 160 mil em San Diego (SD) e 180 mil em Nova York (NY).

Ao perceberem um setor com uma demanda reprimida no país, os sócios criaram não apenas um dos maiores eventos voltados ao público final do Brasil, mas também colocaram à prova o quanto uma feira pode ser repleta de lançamentos, negócios e experiências. “Fomos muito além da inspiração original. O que entregamos hoje é muito diferente do que acontece em NY ou SD. Evoluímos e fomos além porque bebemos em diferentes fontes como Lollapalooza, Rock In Rio etc. Fomos buscar experiências de todo lugar para criar um evento que tivesse características muito próprias”, explica Ivan Costa, um dos sócios da CCXP.

Na CCXP, cada estande (termo que a organização evita utilizar para não sugerir os modelos estáticos das feiras de negócios) é uma atração à parte, repleta de experiências e possibilidades de interação dos visitantes com as marcas. A Fox, por exemplo, já montou em uma edição um ringue de patinação e, em outra, uma atividade de parkour. A Disney, por sua vez, já colocou uma piscina de bolinhas gigante dentro do pavilhão. Ações que deram resultados não apenas no aumento de público ano após ano, mas também chamaram a atenção de novos expositores como a HBO, que participou pela primeira vez ano passado, ou a Riachuelo, que começou com um pequeno estande no último ano e aumentou seus investimentos para 2017.

A consequência é um salto de 34 mil m² de área de pavilhão em sua primeira edição para 115 mil m³ em 2016,número que se repetirá em 2017. “E só não conseguimos aumentar mais neste ano porque o pavilhão não comporta. Hoje, já ocupamos o São Paulo Expo completamente, tanto o pavilhão como as salas de convenções”, afirma Ivan.

Anúncio

Assim como os sócios – e fãs – admiravam os eventos do exterior, hoje o caminho inverso também acontece. Disney, Warner, Sony e Netflix já tem o evento dentro de suas programações para lançamentos de produtos. “Hoje, a CCXP é reconhecida como uma plataforma de lançamentos de produtos e serviços no Brasil. Até por isso, eles trazem para cá atores, elenco de séries e filmes para participarem do evento ou promoverem suas produções. Além da mídia, o público certo está aqui”, diz Ivan.

Estrategicamente posicionada para acontecer no primeiro final de semana de dezembro – época do recebimento do 13º salário e do início das compras de Natal –, o evento recebe pessoas ávidas por novidades e produtos exclusivos. “Para muitas empresas, é a grande oportunidade de vendas do ano”, explica.  Somado a isto, os negócios também são amplificados através do Comic Con Unlock, congresso de negócios que começa na quarta-feira (véspera de abertura do evento) e vai até quinta-feira.

Agora, a CCXP busca voos maiores. Além de realizar com sucesso a CCXP Tour Nordeste (em Recife), a empresa organizou o Game XP, evento para os apaixonados por games, que aconteceu junto ao Rock In Rio. “Entramos em um segmento de outros expositores, outro mercado, o que é ótimo”, comemora Ivan. Cerca de 365 mil pessoas passaram pela Game XP, sucesso que garantiu a confirmação da de outra edição no Rio de Janeiro, em 2018.

“Estamos focado nas nossas coisas, em avançar com o formato que concebemos. Os eventos B2C são a tendência e o que fizemos for ir mais a fundo. Não basta somente vender ingressos. É preciso de curadoria e entregar ao consumidor o que ele quer ver”, finaliza.

Serviço: 

Data: 7 a 10 de dezembro

Horário: 7 e 8 das 12h às 21h, 9 das 11h às 21h e 10 das 11h às 20h

Local: São Paulo Expo

Site: https://www.ccxp.com.br/

OBS: Matéria originalmente escrita por Luis Orsolon para a ED. 41 da Radar Magazine (www.radarmagazine.com.br), uma publicação do Grupo Radar & TV, ao qual pertence o Portal Radar