Durante dois dias a UFI European Conference 2021 colocou os holofotes sobre o futuro do setor de feiras na Europa.
Liderado por Nick Dugdale-Moore, Diretor Regional da UFI para a Europa, o evento digital ofereceu aos participantes uma mistura de sessões de apresentação e conteúdo especializado, bem como oportunidades de networking, matchmaking e desenvolvimento de negócios.
Vários palestrantes focaram na nova realidade digital pela qual os organizadores devem se adaptar para este momento – e para o futuro.
Philippe Brocart, da Maison & Objet, compartilhou experiências de seis anos administrando um mercado digital ao lado da feira presencial. “Não estamos vendendo metros quadrados, estamos oferecendo oportunidades de negócios na plataforma”, afirmou.
Olivier Ferraton, CEO da GL events, focou nas lições aprendidas na organização e manutenção de eventos esportivos. “As soluções híbridas fazem parte da vida; eles não são nada para se temer”, diz ele.
Sophie Holt, diretora administrativa da Explori, apresentou os números da terceira edição do relatório Global Recovery Insights, que captura o humor dos visitantes de feiras e expositores em todo o mundo.
Conduzido pela Explori em parceria com a UFI, e com o apoio da SISO (Sociedade para Organizadores de Feiras Independentes), o estudo mostra que 70% das pessoas que participaram de edições digitais de feiras agora querem participar de eventos ao vivo no local.
A conferência forneceu atualizações sobre a reabertura na região, com alguns países já em funcionamento e outros lutando para conseguir uma “data inicial”.
Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo de Portugal, apontou: “as feiras e eventos de negócios têm um grande papel a desempenhar na nossa recuperação econômica (depois do COVID)”.
A UFI trabalhou com o parceiro de tecnologia Grip para fornecer rede aprimorada e recursos interativos para os delegados, incluindo e sessões de mesa redonda.
A sessão de abertura contou com uma performance do violinista Andrew Bernardi, acompanhado por um trio de piano, ao vivo do Trinity Laban Conservatoire, Greenwich, Londres.
O evento também sediou o European Footvolley Challenge, onde os melhores jogadores de futevôlei da Europa competiram ao vivo de oito centros de convenções membros da UFI: ExCeL London, Messe Frankfurt GmbH, RAI Amsterdam, Fira Barcelona, Fiera Roma, MCH Group, Palais des Festivals et des Congrès de Cannes e Messe Wien.
“É claro que preferiríamos nos encontrar pessoalmente, mas a conferência digital deste ano ofereceu resultados positivos em termos de lições aprendidas e uma visão do que está por vir”, indicou Dugdale-Moore da UFI.
Os associados da UFI podem acompanhar todas as sessões na área de membros do site, assim que a plataforma do evento for fechada. A próxima Conferência Europeia acontecerá em Poznan, Polônia, em maio de 2022.
Durante a sessão final, Jolanda Jansen, CEO da Rotterdam Ahoy, e anfitriã do próximo UFI Global Congress 2021, convidou formalmente a comunidade global de membros da UFI a estarem em Rotterdam em novembro deste ano.
“Do debate de dados às fusões e aquisições, das reaberturas às estratégias híbridas, pudemos cobrir muito terreno durante esses dois dias. Ao mesmo tempo, fomos capazes de fornecer algumas experiências híbridas. Estamos ansiosos para encontrar todos cara a cara novamente em Rotterdam!”, comentou Kai Hattendorf, CEO da UFI.
A Conferência Europeia da UFI normalmente ocorre em maio-junho de cada ano. Ela já foi realizada em Birmingham (2019), Verona (2018), Colônia (2017), Basileia (2016) e Istambul (2015), e está aberto a membros e não membros da UFI.
O evento atrai mais de 200 líderes da indústria, incluindo organizadores, venues e prestadores de serviços.