Conferência Latino-Americana da UFI será online, com brasileiros e recheada de conteúdo

Anúncio ABIMAD39

De 10 a 12 de agosto será realizada mais uma edição da Conferência Latino-Americana da UFI, um evento obrigatório para profissionais da indústria de feiras e que fornece atualizações e percepções do setor de toda a região.

Em virtude da pandemia da COVID-19, o evento será realizado de maneira online, mas nem por isso deixará de ser completo de conteúdo e possibilidade de interações entre os participantes.

“Os participantes terão uma forma de falar entre si através de pequenos grupos que irão comentar o conteúdo de cada sessão. Com estes diálogos em pequenos grupos buscamos que as pessoas realmente falem e compartilhem o que realmente está acontecendo com elas. Durante a conferência teremos ainda espaço de entretenimento, com música, trivia e outras ações”, explica Ana Maria Arango, Gerente Regional da UFI para América Latina.

A conferência será a primeira da história da UFI a não ter como idioma oficial o inglês. O evento será em espanhol, tendo tradução simultânea para o inglês e português.

Anúncio

Joao de Nagy (CEO do WTC São Paulo e VP do Capítulo LATAM da UFI), Fátima Facuri (Presidente da ABEOC), Alexandre Marcilio (Diretor geral do Transamerica Expo Center), Mauricio Duval Macedo (CEO do Grupo CIPA Fiera Milano), Alinne Rosa (VP de Recursos Humanos da Reed Exhibitions no Brasil) e Rolf Pickert (CEO da Messe Muenchen Brasil) são debatedores/palestrantes já confirmados no evento.

A conferência tem início no dia 10 por Ana Maria Arango e Kai Hattendorf, CEO da UFI. Na sequência, Kai se junta a Pepe Navarro (Diretor Geral da Tarsus Mexico), Raul Strauss (CEO da Fexpocruz), Fernando Gorbaran (CEO da Messe Frankfurt Argentina) e Nagy para o painel “Visualizando o futuro da indústria de feiras na América Latina”.

As associações de feiras de negócios têm desempenhado um papel fundamental em demonstrar a importância das feiras e eventos como a ferramenta mais eficaz para a recuperação econômica. Este será o tema do painel “Na defesa e promoção do setor de feiras e eventos”, que contará com a presença de Fatima Facuri.

Outro brasileiro do evento, Alexandre Marcilio se junta a Leonardo Asin (Diretor do Centro de Convenções de Buenos Aires) e Tony Gamez (Diretora do Citibanamex) para mostrarem como os centros de convenções e exposições se reinventaram durante a pandemia.

“A transição do expositor e sua mudança de expectativas” será o painel apresentado por Marty Glynn (CEO da Mad Event Management). O modelo de negócios da feira já estava sendo questionado por alguns expositores antes da pandemia, e agora eles têm diferentes necessidades e expectativas e exigem uma nova proposição de valor dos organizadores de feiras.

O “híbrido” é a bala de prata do momento? Então como o definimos e como geramos um maior retorno do investimento na nova maneira de fazer o negócio? Para responder estas perguntas o painel de abertura do segundo dia de evento traz Marco Giberti (CEO da Vesuvio Ventures), Mauricio Duval Macedo e Francisco Sotomayor (CEO da GL events Chile).

Na sequência, Alinne Rosa, Alexis Zamudio (Events Manager The Americas do Facebook) e Alvaro Rojas (CEO do Costa Rica Convention Center) irão falar sobre igualdade de gênero, inclusão de novos talentos e um novo modelo de liderança na América Latina.

É claro que digitalização e tecnologia não poderiam ficar de fora desta conferência. Para falar sobre este tema, tão em alta nos últimos tempos, a UFI traz: Andres Rico (CEO da Two to Tango), Danilo Bernal (Senior Product Manager da Ungerboeck), Santiago Barrientos (CEO da Incontacto), Ines Ybarra (Head of Events and Costumer Experience da Swapcard), Victor Matamala (CEO da RLA Colômbia) e Marco Giberti.

“Prestadores de serviço foi o segmento mais atingido na indústria de feiras?”. Francisco Collazo (Director Sistexpo y Promoción BeMatrix México) e Luis Proaño (Diretor da Comefex) lideração este painel que buscará desvendar como este importante elo da indústria enfrentou este momento e qual sua estratégia para retornar.

O último dia de evento contará ainda com quatro painéis com os seguintes temas: “Uma nova forma de estruturação de negócios na América Latina?”; “Colaboração e alianças em nossa indústria”; “Modelos de negócios: inovação, criatividade e ruptura de outros setores” e “Reabrindo. Mini estudos de caso de feiras presenciais, virtuais ou híbridas”.

Este último painel, que contará com a presença de Rolf Pickert, traz experiências no desenvolvimento de feiras comerciais em formatos presenciais, digitais ou híbridos. A ideia é apresentar o que funcionou bem e o que pode ser melhorado.

“Neste ano buscamos a inclusão de palestrantes de vários países, várias mulheres e também a inclusão de empresas menores. Essa inclusão busca mostrar a realidade da América Latina, onde nem todos são cases de sucesso, mas são casos importantes de se compartilhar. Queremos realmente mostrar nossa realidade latino-americana”, explica Arango sobre a programação de conteúdo.

A Conferência é aberta a todos os profissionais de eventos e feiras de negócios. Para os associados da UFI o ingresso custa 20 dólares. Para não associados o valor é de 50 dólares.

A tarifa inclui: acesso à plataforma do evento para transmissão ao vivo da Conferência, acesso posterior às gravações de todas as sessões, oportunidades de networking com outros participantes: chat ao vivo e discussões em pequenos grupos.

Mais informações e inscrições em https://www.ufi.org/ufievent/ufi-latam-conference-2021/