A ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, a ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química e a Informa Exhibitions realizaram na manhã de hoje (19/04), no quinto andar do edifício garagem do São Paulo Expo Convention & Exhibition Center, o lançamento comercial da Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha.
“Este é um momento histórico, estamos inaugurando uma nova era para o setor de feiras industriais do Brasil. A Plástico Brasil é uma ruptura de paradigmas”, celebrou Carlos Pastoriza, presidente da ABIMAQ.
Esta nova era faz referência a um modelo já muito visto na Europa, onde as associações são as responsáveis pela realização das feiras e não as promotoras, normalmente responsáveis pela organização e realização destes eventos no Brasil.
“O promotor busca maximizar seu lucro. Já a associação tem como meta o lucro dos seus associados”, completa Pastoriza.
A Plástico Brasil, que será realizada de 20 a 24 de março de 2017, só está sendo possível graças a ampliação e modernização do São Paulo Expo, que abriu nova agenda para as feiras de negócios na capital paulista. Em seu discurso, além de enaltecer a infraestrutura do pavilhão, Fernando Figueiredo, Presidente-Executivo da ABIQUIM, aproveitou para ressaltar que a feira poderá ser a mola propulsora para a retomada do crescimento da indústria neste setor. “A indústria química está definhando neste momento de crise. A produção caiu, os empregos caíram. Para corrigir isso, eventos como esta feira são fundamentais para a retomada do setor”, afirma Figueiredo.
Marco Basso, Presidente da Informa Exhibitions, promotora e organizadora do evento também enalteceu a infraestrutura do São Paulo Expo e a parceria e confiança da ABIMAQ e lembrou: “A Plástico Brasil será a única feira do setor no país apoiada pela Euromap, entidade que agrega os fabricantes europeus de máquinas de plásticos e borracha”. Atualmente a Euromap representa 40% da produção mundial e 50% das exportações globais do setor.
Parceria com a Apex-Brasil para rodadas de negócios, o trabalho que a Informa Exhibitions está realizando na divulgação e ainda alguns aspectos que farão da Plástico Brasil uma das principais feiras do setor foram lembrados na apresentação de Liliane Bertolucci, diretora da Informa Exhibitions.
A Plásticos Brasil já tem 9 mil m² vendidos e espera que até março de 2017 a feira conte com 400 expositores e milhares de marcas.