Congresso AvAg 2024 começa a tomar forma no Mato Grosso

Anúncio

A duas semanas do maior evento do setor do País, o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) 2024 vai tomando forma no Aeroporto Executivo de Santo Antônio do Leverger – cerca de 30 quilômetros ao sul de Cuiabá.

O ritmo é frenético nos hangares e no pátio do aeroporto, para montar os estandes e demais estruturas para um público dirigido de pelo menos 4 mil pessoas.

De 20 a 22 de agosto, o local terá cerca de 200 marcas na mostra de equipamentos, tecnologias e serviços do Brasil e do exterior.

O Congresso AvAg traz ainda palestras, minicursos e debates em três auditórios. Tudo funcionando das 14 às 21 horas, pelo horário local (das 13h às 20 pelo horário de Brasília).

Anúncio

Haverá ainda uma programação pré-Congresso em 19 de agosto e na manhã do dia 20, com os cursos de Atualização de Pilotos Agrícolas, de Manutenção de Drones, além de encontro com universitários.

O Dia terá ainda as reuniões do Fundo de Defesa do setor e o encontro pelos 77 anos da Aviação Agrícola do Brasil.

Ainda na manhã do dia 20 (às 11 horas) haverá no local a Coletiva de Imprensa sobre o evento. Isso logo após a uma Clínica de Aeronaves – que abrange avaliação de equipamentos embarcados e de faixa de aplicação, demonstrando e certificando a precisão dos aviões.

A Clínica abrange avaliação de faixa, com o avião tendo a velocidade e altura aferidos e aplicando água com um marcador sobre um fio e papéis hidrossensíveis (que são avaliados com equipamentos especiais que atestam a precisão).

O foco aí é, além de apresentar a Clínica aos produtores e operadores, mostrar aos jornalistas o funcionamento da tecnologia, proporcionando boas imagens.

Além de mostrar toda a estrutura do evento, com um briefing dos destaques da programação e um tour pelas instalações.

Tendo este ano o tema Tecnologia que gera sustentabilidade, o Congresso AvAg 2024 está voltando a Cuiabá depois de 11 anos fora do Centro-Oeste.

O Estado que tem a maior frota aeroagrícola do País (mais de 600 aeronaves). E o Brasil tem a segunda maior frota do setor no planeta, com cerca de 2,7 mil aeronaves voando em lavouras.

O evento é dirigido a empresários, pilotos, produtores rurais, agrônomos e todos os profissionais, pesquisadores, autoridades e entusiastas ligados direta ou indiretamente ao agro e à aviação.

A participação é gratuita, mas para se inscrever é necessário solicitar uma senha de acesso junto ao Sindag (pelo e-mail [email protected] ou no fone 51 3337-5013) ou ainda junto a qualquer um dos expositores do evento.

PAUTA INTERNACIONAL

No debate internacional, o Congresso AvAg 2024 abrange também o Congresso Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola.

Neste caso, em parceria com a Associação Nacional de Empresas Privadas Aeroagrícolas do Uruguai (Anepa) e com a Federação Argentina de Câmaras Agroaéreas (Fearca), segundo o revezamento anual entre os três países.

Além disso, o evento conta com a participação das duas fabricantes norte-americanas de aviões agrícolas. Uma delas a texana Air Tractor, maior do mundo no segmento.

E a outra é Thrush Aircraft, ambas fabricantes de aeronaves turboélices (de maior capacidade de carga e desempenho. Ambas enviaram ao Brasil no ano passado nada menos do que 85 aeronaves novas para o trato de lavouras.

E, claro, o Congresso AvAg terá a participação também da fabricante brasileira de aviões Embraer – que é responsável por cerca de um terço dos aviões agrícolas no Brasil serem movidos a biocombustível.

Vale lembrar que o Congresso AvAg abrange também o Congresso Científico da Aviação Agrícola.

Neste caso, uma mostra de pesquisas de universidades e especialistas independentes, com premiação para os melhores trabalhos – que são avaliados por um Conselho Científico. Este ano, são 24 trabalhos participando (o dobro do ano passado, que já havia sido recordista).