Após 11 anos, o evento máximo do setor aeroagrícola brasileiro voltará ao Centro-Oeste no ano que vem: o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) 2024.
O evento será no Mato Grosso, nos dias 20 a 22 de agosto. Mais precisamente no Aeroporto de Santo Antônio de Leverger, a cerca de 30 quilômetros de Cuiabá.
Para completar, o encontro terá ainda abrangência internacional – por englobar também Congresso Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola.
Isso segundo o revezamento anual que ocorre entre a entidade aeroagrícola brasileira, a Associação Nacional de Empresas Privadas Aeroagrícolas do Uruguai (Anepa) e a Federação Argentina de Câmaras Agroaéreas (Fearca).
Os três países que encabeçam o Comitê Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola.
O anúncio foi feito pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), que promove o evento.
O Brasil tem a segunda maior frota aeroagrícola do mundo, com mais de 2,5 mil aeronaves atuando no trato de lavouras, semeadura e aplicação de fertilizantes, somados ainda às operações de combate a incêndios florestais (só em 2021, foram 19,5 milhões de litros de água lançados contra chamas em lavouras e reservas naturais).
O setor existe há 76 anos no País e está presente em 23 Estados, – ranking que o Mato Grosso lidera com suas mais de 600 aeronaves.
AJUSTES
O Congresso AvAg está mudando de local após três edições em Sertãozinho/SP, em 2019, 2022 e este ano (em 2020 e 2021 o Congresso foi virtual, devido às restrições da pandemia da Covid-19).
A presidente do Sindag, Hoana Almeida Santos, salienta que o deslocamento do encontro para o Centro-Oeste em 2024 atende principalmente a uma demanda do próprio setor.
“Isso em uma reunião ocorrida ainda no final do Congresso 2023 em Sertãozinho (no último mês de julho)”, explica a presidente.
A executiva se refe à conversa com cerca de 50 expositores do evento e associados do Sindag (fora as manifestações recebida na pesquisa pós-Congresso 2023).
“O novo local tem uma estrutura maravilhosa e o Sindag segue trabalhando para que o evento continue grandioso e crescendo a cada ano”, podera Hoana.
Já o diretor Gabriel Colle lembrou que, estando mais no centro do País, o evento deve facilitar a participação também dos operadores das regiões Norte e Nordeste do País.
Além disso, a própria transferência da programação de julho para agosto também deve ajudar.
“Esse ajuste serviu também para colocar o Congresso mais dentro do período de entressafra nessas regiões”, lembrou Colle.
Na prática, o encontro aeroagrícola sempre foi itinerante, tendo passado pelo Centro-Oeste em 2009 e 2013 (quando ocorreu em Cuiabá) e em 2012 – em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
ESTRUTURA
Conforme a coordenadora geral do evento, além de atender as demandas básicas do Congresso AvAg:
– Infraestrutura de aeroporto e hotelaria próximos para receber os participantes nacionais e estrangeiros, área segura;
– Ampla para expositores e condições para demonstrações aéreas. Neste quesito pesou muito o potencial da parceria em Santo Antônio de Leverger.
É que a área administrada pela NextDream não só já recebeu inúmeras melhorias, em um projeto para se consolidar como opção para eventos aeronáuticos e até automobilísticos.
O esboço do mapa do evento, mostra que o evento deverá ocupar dois grandes hangares novos e mais a área de manobra em frente à parte nova – que ganhará cobertura de lona plástica.
Abrangerá ainda quatro hangares antigos do outro lado do pátio. Tudo englobando a mostra de tecnologias, equipamentos e serviços, os três auditórios do Congresso (principal, dos expositores e do Ibravag), além de salas para minicursos e mais os espaços de serviços de apoio.
Nos próximos dias, deverão estar disponíveis ali a lista dos hotéis oficiais do evento, o contato da agência de viagens oficial do congresso e outras informações.
SERVIÇO:
O quê: Congresso AvAg 2024
Quando: 20 a 22 de agosto de 2024
Onde: Aeroporto de Santo Antônio de Leverger (a 30km de Cuiabá)
Promoção: Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag)