O 37º Congresso da IELA e 9º Evento de Parceiros da IELA foi realizado de 27 de junho a 1º de julho em Bruges (Bélgica) e foi considerado um acelerador de negócios para a indústria de eventos.
O evento representou o fim de tempos difíceis e o início de uma nova era. Mesmo que ainda haja uma certa incerteza, prevaleceu um forte sentimento de que “o melhor ainda está por vir”.
Sob o lema de “Mergulhe no coração da indústria global de logística de eventos e exposições”, a associação abriu seu Congresso com o Encontro de Indução dando as boas-vindas aos novos membros que se juntaram à associação nos últimos 3 anos:
– BIG Logistics Índia Unip. Ltda. (Índia),
– LEMAN SA (Dinamarca),
– ONSITE Trading & Services WLL (Catar),
– Rock-it Global (Chile),
– Spedition (Índia)
– Transmel Overseas (Marrocos)
– China International Exhibition Transportation Co. Ltd China,
– Panda Logistics Co., Ltd Taiwan, China
Este ano, o coquetel de boas-vindas começou com a entrega de um certificado STRONG a todos os delegados. Ele reconhece e valoriza os esforços dos membros da IELA em promover negócios em milhares de indústrias verticais em todo o mundo e na criação de uma rede de contingência em tempos de incerteza.
O segundo dia começou com a Assembleia Geral da IELA 2022 e a eleição do novo Conselho de Administração 2022-2023. Com 2 novos membros do conselho com menos de 35 anos de idade, a nova equipe, liderada pelo presidente Sandi Trotter, está pronta para os novos desafios em nosso ambiente pós-covid:
“Após 3 longos anos de hibernação forçada, foi realmente um prazer ter a oportunidade de retornar aos nossos eventos. Foi bom a ver a resiliência de nossa indústria, recuperando-se muito mais rápido do que o previsto”, disse Trotter.
“Embora o futuro ainda tenha muitos desafios para nós como o NET Carbon Zero, capacidade e escassez de transporte, escassez de mão de obra, estamos à altura da tarefa e manteremos nossos altos padrões e continuaremos a liderar o setor”, completou.
O executive disse que espera que a IELA seja uma voz líder nas iniciativas Net Carbon Zero da indústria, fortalecendo os módulos de educação e treinamento da associação e aprimorando os benefícios aos seus membros.
Os Grupos de Trabalho da IELA intensificaram os esforços para continuar ajudando a IELA a avançar, abordando os desafios atuais, bem como as tendências futuras: Padrões e Alfândegas, Educação e Treinamento e Relações com a Indústria.
Por esse motivo, o novo Conselho de Administração decidiu criar formalmente um novo Grupo de Trabalho dedicado à Sustentabilidade.
O evento também contou com uma troca formal de networking, onde todos os membros tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente antigos e novos parceiros da associação.
DEBATES
O Congresso da IELA designou seu Fórum anual para discutir como responder às mudanças do mercado pós-pandemia, adaptando os serviços às novas necessidades e, em particular, à sustentabilidade dos negócios.
A discussão foi aberta pelo Keynote Tim Cole que explicou por que “O melhor ainda está por vir”. Em seu último livro, “All Means Business”, ele alerta para a complacência em lidar com os efeitos da digitalização e incita empresários e gestores à ação.
Christian Druart, UFI, e Olivia Ruggles-Brise, Greenview, lançaram a discussão compartilhando os avanços na Iniciativa Net Zero Carbon Events que começou há mais de 6 meses.
O programa continuou com a terceira edição do bem-sucedido IELA THINK CAMPUS, moderado pela terceira vez por Florent Jarry, Sócio da AMR International Limited, que desta vez colocou a “Transição Net Zero Carbon no centro do palco.
O painel foi composto por representantes dos principais players do setor que estão trilhando o caminho da sustentabilidade nas operações diárias.
Outro tema abordado no fórum foram os desafios sem precedentes enfrentados pelo setor de frete marítimo e aéreo e seus parceiros após um período difícil.
Foi oferecida uma explicação sobre como lidar com a volatilidade para garantir que o crescimento futuro seja garantido.
Uma nova sessão foi incluída no programa do Congresso IELA este ano: O Futuro da IELA. A associação ouviu de seus membros feedback e sugestões sobre a direção da associação e um olhar para o futuro.
Um dos muitos momentos informais de networking foi o Jantar de Anfitriões e a entrega do Prêmio IELA.
O encerramento do Congresso ocorreu na Prefeitura de Bruges com o prefeito da cidade. Um coquetel foi gentilmente servido pelo Visit Bruges Convention Bureau que foi um grande parceiro durante a organização do evento.
O Congresso da IELA foi seguido pelo 9º Evento de Parceiros da IELA, o único evento da IELA aberto a não membros da IELA, organizado em dois dias e meio.
Este ano incluiu um Add-on em 1º de julho com oportunidades adicionais de networking focadas em Belas Artes, Esportes, Entretenimento, Mega Eventos e Logística de Projetos.