O Congresso Reatech, que acontece nos dias 21 e 22 de novembro, é um dos principais destaques da 19ª Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação.
O evento, que neste ano sediará a 1ª edição da Expo Brasil Paralímpico, será realizado entre os dias 20 e 23, no São Paulo Expo, e visa promover uma profunda discussão sobre práticas e políticas ESG com foco anticapacitista.
Neste ano, além das palestras, pequenas rodas de conversa, com as pessoas com deficiência em seu lugar de fala, serão apresentadas.
“Sabemos que a Reatech é o ‘carnaval’ das pessoas com deficiência”, afirma Sandra Monay, diretora de relacionamento da Consolidar, empresa responsável pela curadoria do Congresso.
“Nosso objetivo é deixar o dia mais leve, com as pessoas contando sua trajetória e trocar conhecimento em um espaço completamente acessível e arejado”, completa.
Outra novidade está nas pautas apresentadas, mostrando como deve ser uma sociedade inclusiva, onde todos ocupam espaços como parques, cinemas e shoppings.
“Pouco se pensa na pessoa com deficiência quando se fala de lazer. Líderes e gestores que possuem alguma deficiência estarão em nossos painéis. O debate será – e precisa ser sempre – para toda sociedade”, completa Monay.
Os painelistas reúnem profissionais de diferentes áreas e atuações, misturando vozes para agregar ao debate.
Gestores públicos, gestores de Recursos Humanos, professores, alunos, mães atípicas estarão inseridos na conversa, que irá abordar variados tópicos ligados ao anticapacitismo.
A programação completa pode ser acessada em: https://reatechbrasil.com.br/16/congresso-reatech/
“A feira vem evoluindo muito nos últimos anos. A estrutura foi excelente no ano passado, com sinalizações e espaço adequado para todos”, aponta a diretora.
“Trouxemos uma área para os autistas, que foi fundamental para aliviar possíveis crises. Acreditamos que será melhor ainda neste ano”, completa.
Entre os palestrantes confirmados estão:
– Alexandra Loras, consultora, mentora, Sensitivity Reader da Harper’s Bazaar e LinkedIn Top Voice; Anahí Guedes de Mello, antropóloga e pesquisadora;
– Rebecka Barbosa, presidente da Comissão de Direito das pessoas com deficiência; Cid Torquato, advogado e CEO do ICOM – Libras;
– William Ruiz, Gerente de projetos sociais e Responsabilidade Social Corporativa do Instituto Nelson Wilians.
PRAÇA INCLUSIVA
Além da curadoria do Congresso, a Consolidar também terá um estande no evento que, na prática, será uma praça interativa para permitir que todos, sem qualquer exceção, possam entrar a qualquer momento.
“A ideia do espaço é trazer o acolhimento e a vontade de estar ali presente. Queremos fazer com que ele seja um ambiente de convivência do evento. Contaremos com dois grandes painéis para que as pessoas deixem sua marca e se expressem”, finaliza Monay.
EXPO BRASIL PARALÍMPICO
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizará, juntamente com a Reatech, a 1ª edição da Expo Brasil Paralímpico. O CPB e confederações vão exibir uma gama de atividades e informações destinadas a promover o esporte e a gerar negócios para o segmento.
Serão realizadas demonstrações de diversas modalidades esportivas adaptadas, permitindo que os visitantes experimentem a prática desses esportes, além de encontro com atletas paralímpicos.
O CPB também aproveitará a oportunidade para destacar o papel fundamental dos programas de desenvolvimento esportivo em todo o país.
Haverá ainda a realização do VII Congresso Paradesportivo Internacional, direcionado a estudantes e profissionais que trabalham ou têm o desejo de trabalhar com o esporte paralímpico.
SERVIÇO:
Data: 20 a 23 de novembro
Horário: das 10h às 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP