Nos dias 17 e 18 de setembro, São Paulo sediará o Connected Smart Cities e Mobility, mais importantes iniciativas de cidades inteligentes e mobilidade do país, respectivamente.
Os eventos contemplam exposição de produtos, serviços e soluções para cidades inteligentes, destacando os lançamentos e tendências, por exemplo, para mobilidade- contemplando os vários modais, iluminação; geotecnologias e drones, Tech Lounge com realidade virtual, arena drones, entre outras inovações e tendências que estão sendo implementadas mundialmente.
Segundo a idealizadora das plataformas e diretora executiva da Sator, Paula Faria, nos dois dias, os eventos deverão reunir, em um espaço de mais de sete mil m², mais de três mil participantes, 300 palestrantes nacionais e internacionais, 90 painéis em 9 palcos simultâneos- em formato totalmente inovador, além da presença de mais de 200 prefeituras.
“Com uma pauta que contempla todos os temas fundamentais para o desenvolvimento das cidades brasileiras, a 5ª edição do Connected Smart Cities apresenta, juntamente com o Connected Smart Mobility, o Ranking Connected Smart Cities 2019. No estudo, apresentaremos um panorama geral de todos os municípios do país com mais de 50 mil habitantes, destacando as cidades com maior potencial de desenvolvimento, sendo que essa edição do Ranking conta com a incorporação de conceitos e novos indicadores baseados na ISO 37122 – Sustainable Cities And Communities – Indicators For Smart Cities, mantendo-se, assim, como a melhor referência para comparação e análise de cidades inteligentes no Brasil”, comenta.
A diretora executiva da Sator cita, ainda, que a plataforma Connected Smart Cities é a iniciativa de cidade inteligentes, no Brasil, que mais gera negócios para esse segmento. “Por meio das Rodadas de Negócios, que utilizam sistema de agendamento totalmente digital e interativo, para agendamento entre os participantes, as empresas, entidades e governos têm acesso as oportunidades nos diversos segmentos. Nesse sentido, devemos realizar esse ano mais de 600 Rodadas, superando a edição anterior”, conclui Paula Faria.
O Connected Smart Cities é composto pelos eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, e reunirá os diversos agentes relacionados aos governos, empresas e entidades nacionais e internacionais.
Com foco na mobilidade do Brasil, o Connected Smart Mobility trará uma Agenda Estratégica e, nesse sentido, a programação do evento contempla os temas: mobilidade para as pessoas, mobilidade ativa, mobilidade compartilhada, veículos elétricos, análise de dados, conectividade & integração e tendências. A programação completa está disponível em: www.connectedsmartcities.com.br/programacao/ e www.connectedsmartmobility.com.br/programacao/
Acompanhe algumas das soluções, produtos e serviços para cidades inteligentes que serão apresentadas no Connected Smart Cities e Mobility:
Arena
de Drones
Na Arena de Drones, espaço de
demonstração de aeronaves não tripuladas, serão apresentados diversos
equipamentos e soluções utilizando esta tecnologia. Entre as empresas
participantes, destaca-se a Digifort que, além de soluções de segurança, é responsável
pelo case de monitoramento de smart cities da Prefeitura de Praia Grande/SP,
considerado o maior case brasileiro e o terceiro maior da América Latina e
Caribe.
Na Arena, também serão apresentadas soluções de mapeamento, drones salva-vidas,
filmagem e fotografia profissional, com a presença de instituições
públicas, como a polícia militar, por meio do Comando de Aviação da
Polícia Militar (CAvPM), e que também apresentará suas soluções com drones.
Destacam-se, ainda, as atividades para os participantes dos eventos, que
poderão pilotar drones em um circuito de obstáculos: atração oferecida
pela Real Games, empresa também responsável pela montagem da
estrutura da arena.
Tech
Lounge
Já o Tech Lounge será
voltado para experiência de como é uma cidade inteligente e um Centro de
Controle de serviços urbanos, por meio de realidade virtual. A ação é em
parceria com a SPIn Soluções Públicas Inteligentes, primeira
consultoria brasileira voltada exclusivamente ao movimento das Cidades
Inteligentes, que concentra os mais renomados especialistas e a mais avançada
expertise em todos os campos do conhecimento necessários ao planejamento e à
estruturação bem-sucedida de smart cities. A empresa possui em seu portfólio
projetos estruturados junto ao Governo Federal, Parcerias Público-Privadas
(PPPs) em modelos inovadores, bem como o primeiro Plano Diretor de Tecnologias
da Cidade Inteligente de um Município brasileiro.
Relax
lounge
E o Relax lounge com quick massage, em parceria com a Serenidade do Toque, empresa que oferece o serviço de
massagens feitas por cegos. O espaço será um ambiente para o relaxamento
e, durante os eventos serão sorteados pacotes de massagens para os
participantes.
Espaço
Test Ride
Pensado especialmente para dar ao
público dos eventos a vivência com as novas modalidades de locomoção, como
patinetes e bicicletas, o Espaço Test Ride conta com ambientação urbana, onde
as empresas demonstrarão, na prática, o uso dos seus equipamentos.
O espaço conta com Patinetes da Lime, empresa presente em mais de 25 países, que expõe seu modelo de patinete elétrico com tecnologia e hardware próprios, além de bateria de longa duração. A Lime também oferecerá descontos especiais para os participantes do Connected Smart Cities. Os veículos da empresa estão sempre disponíveis em São Paulo e Rio de Janeiro.
Já a Tembici, empresa líder em micromobilidade da América Latina, vai disponibilizar um test ride de suas bicicletas compartilhadas, além da gratuidade em planos mensais no sistema de São Paulo, um dos maiores do mundo. A empresa hoje é responsável por mais de 2 milhões de viagens de bicicletas compartilhadas na América Latina por mês, o que gerou nos últimos seis meses uma economia de 34 mil toneladas de CO2 emitidos na atmosfera.
Serviço:
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Data: 17 a 18 de setembro
Horário: 9h às 19h