Connected Smart Cities

Anúncio

O Connected Smart Cities vem desde 2015 reunindo diferentes segmentos da sociedade para apresentar e debater ações com foco no desenvolvimento das cidades brasileiras, tendo como base os eixos temáticos: Economia, Educação, Empreendedorismo, Energia, Governança, Meio Ambiente, Mobilidade, Saúde, Segurança, Tecnologia e Inovação e Urbanismo. O evento, que contempla uma programação com destaque para temas como Inovação e Empreendedorismo, reunirá cerca de 300 palestrantes e 90 painéis, que se apresentarão em 9 palcos simultâneos, além de um público de 2 mil pessoas.

O empreendedorismo e a inovação são estratégias fundamentais de desenvolvimento para as cidades no século XXI e, para a transformação em cidades empreendedoras, é necessário criar políticas públicas que propiciem a ascensão dos agentes criativos com o objetivo de dinamizar a economia. Nesse sentido, é fundamental entender como o empreendedorismo, a inovação e economia criativa e colaborativa estão diretamente relacionados com o desenvolvimento de cidades inteligentes.

Palestrante sobre o tema empreendedorismo, o Secretário Municipal Adjunto da Prefeitura de Belo Horizonte, Jean Mattos Duarte, afirma que a Prefeitura mineira instituiu os programas estratégicos Belo Horizonte Cidade Inteligente e o Melhoria do Ambiente de Negócios. “Existe uma relação direta entre os dois programas à medida que percebemos a cidade inteligente, tanto com o viés de melhoria da gestão pública, a partir do uso da infraestrutura tecnológica aumentando a responsividade do poder público às demandas da cidade, quanto estimulando os empreendedores do mercado que giram em torno das smart cities”, comenta.

O Secretário cita que a inovação no século 21 se dá por meio da colaboração e da multidisciplinaridade, que Belo Horizonte está atenta a esse movimento e que procura conectar os vários segmentos da economia criativa como forma de gerar inovação, fomentando também o empreendedorismo. “Projetos que propiciam conexão entre vários segmentos da economia criativa vão ao encontro desse movimento colaborativo. Cito o Projeto P7, espaço compartilhado com foco no empreendedorismo digital e economia criativa, a Funsoft, que conta com apoio da prefeitura, além do BH-TEC, parque tecnológico avançado, como iniciativas que promovem a economia colaborativa”, conclui Jean Mattos Duarte.

Anúncio

Já o palestrante Rodolfo Ribeiro, Fundador da Spinafre, que terá o Workshop Smart Innovation em parceria com o Connected Smart Cities, com abordagem sobre cidades empreendedoras, enfatiza: “No painel sobre oportunidades de fomento serão discutidas possibilidades para a viabilização da implantação de soluções inovadoras nas cidades brasileiras, por meio de programas e editais que foram criados justamente para facilitar a aplicação de inovações em contextos reais. Neste sentido, foram convidados importantes nomes do cenário nacional, que compartilharão, no decorrer de 8 painéis, suas visões sobre como podemos ter cidades mais inovadoras em nosso país”, argumenta.

Voltado ao tema empreendedorismo, o Connected Smart Cities 2018 contempla, ainda, o Workshop Incobra & Enrich sobre cooperação internacional para inovação.

Serviço:

Data: 4 a 5 de setembro

Horário: 9h ás 18h

Local: Centro de Convenções Frei Caneca

Site: http://www.connectedsmartcities.com.br/