Cerca de 5% do PIB da construção civil nacional corresponde à Bahia, que é o maior setor da construção civil no Nordeste, concentrando 30% da construção, aponta o Sinduscon-BA.
O potencial de crescimento da construção no nordeste brasileiro vem mantendo ritmo constante, apesar dos desafios dos últimos anos, como o encarecimento dos insumos.
De acordo com levantamento da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o Produto Interno Bruto (PIB) baiano cresceu 2,8% no primeiro trimestre deste ano, sendo a construção civil um dos destaques, com crescimento de 3,3%.
O setor também performou positivamente na geração de emprego, de acordo com o Sinduscon/BA. A construção civil tem saldo de 138. 742 empregos apenas na Bahia.
Ou seja, não é a toa que a cidade de Salvador será a sede da 1ª Constru Nordeste, uma feira que será o grande encontro do setor da construção das regiões Norte e Nordeste.
O evento é uma realização da Bahia Eventos e está programado para acontecer de 20 a 22 de setembro, no Salvador Convention Center.
“Faz todo sentido atender a demanda do mercado e promover o encontro dos principais players da cadeia da construção, oferecendo um ambiente exclusivamente projetado para o networking, para a troca de conhecimento e para a inovação”, celebra o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim.
A feira reunirá toda a cadeia da construção civil em torno das melhores práticas, novidades e tendências nacionais e internacionais, produtos e as mais modernas soluções em inovação e sustentabilidade.
Por volta de 150 marcas expositoras estão confirmadas no evento e a expectativa dos organizadores é receber por volta de 20 mil profissionais nos três dias de evento.
Além da área de exposição com participação de empresas de todo o espectro da construção, a Constru Nordeste oferecerá também conteúdo exclusivo, em eventos simultâneos que contarão com a participação de acadêmicos, lideranças e especialistas.
“Teremos uma intensa programação de palestras e painéis de discussão para compartilhar conhecimento, apresentar cases de sucesso no Brasil e no mundo, destacando a região como polo de desenvolvimento para todo o ecossistema da construção”, finaliza Landim.
SUSTENTABILIDADE
Comprometida com as normativas ligadas às ODS (Objetivos de desenvolvimento sustentável) da ONU, a feira adotou a ação sustentável voltada para créditos de carbono ou Redução Certificada de Emissões (RCE), que são certificados emitidos quando ocorre a redução de emissão de gases do efeito estufa (GEE).
Por convenção, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) equivalente corresponde a um crédito de carbono.
A compensação se dá por meio do plantio de árvores correspondentes à quantidade de gases de efeito estufa que são emitidos em cada situação.
Ou seja, quanto maior for o evento, mais árvores serão plantadas para captar CO2 e armazená-lo em forma de biomassa, retirando assim os gases da atmosfera.
Serviço:
Local: Salvador Convention Center
Data: 20 a 22 de setembro de 2023
Horário: das 11h às 21h.
Mais informações e credenciamento: https://www.construnordeste.com.br/