Por Renato Amaral, CEO da TSB MICE
Em um curto período de tempo, a pandemia do coronavírus impactou vidas e meios de subsistência em todo o mundo. A crise é um caminho sem volta, os padrões normais e cotidianos mudaram. Como agir, então, para quando as coisas voltarem ao “normal”?
Temos visto empresas rivais se ajudando. Exemplos como a união da Google e Apple, que se tornaram parceiras na criação de um aplicativo para a contenção da pandemia; companhias aéreas atuando juntas para manter uma frequência mínima de voos nas capitais; operadoras de telefonia coordenando ações para garantir o acesso às suas redes; bancos se unindo para adiar o vencimento de empréstimos.
É isso, o grande rival de todos nesse momento é um só. É desse movimento de cooperação que o Live Marketing necessita! Nosso mercado está entre os mais impactados, e isso nos força a repensarmos emergencialmente as dores desse segmento e nos unirmos por melhores práticas para que haja a sustentabilidade de toda a cadeia. Não podemos enfrentar esse fenômeno sozinhos e com a mesma mentalidade egocêntrica. É preciso união em prol de um mesmo objetivo: a cooperação.
Cooperar significa criar um meio para alcançar um objetivo comum e, para isso, trabalhar em conjunto. É fortalecer parcerias entre clientes, agências e fornecedores com uma necessidade mútua. Significa todo o ecossistema compreender que, somente com todas as partes unidas nesse momento, teremos uma agenda positiva para o segundo semestre ou pós-quarentena.
De que adiantam campanhas de conscientização feitas para o mercado como um todo, se efetivamente falta a união do nosso setor? Tem que haver fair play com todos os players do mercado. É hora de darmos as mãos para garantirmos que a parceria exista de todos os lados. Trabalharmos juntos para que se mantenham vivos os grandes e também os pequenos. Ninguém sobreviverá sozinho, não vai dar para continuar cada um por si.
Uma análise do McKinsey Global Institute indica que o choque de nossos meios de subsistência com o impacto econômico dos esforços de supressão do vírus pode ser o maior em quase um século. E para enfrentarmos esta crise, agora que nossas métricas e premissas tradicionais se tornaram irrelevantes, precisaremos estar alinhados em nossas ações. Temos que reavaliar toda a cadeia de negócios e planejar ações contingentes para retornar à produção efetiva, enxergando oportunidades para melhorar o desempenho de todos.
Precisamos nos reinventar e a resiliência será vital! O coronavírus vai além de uma crise de saúde; o momento atual nos leva a refletir sobre uma reestruturação econômica global como uma oportunidade inédita para tornar os negócios melhores, mais produtivos e resistentes, quando tudo voltar ao “novo normal”.
É necessário que todo o setor tenha objetivos e visão comuns, valores compartilhados, consenso e, principalmente, integração para novas práticas. Estamos vivendo um novo tempo, em que nada mais será igual. Mas, juntos, podemos redesenhar o cenário desse período inquietante de incertezas para enxergarmos esse futuro-presente melhor.
A pandemia terminará em algum momento. Mas se os stakeholders de toda a cadeia mantiverem o mesmo comportamento de antes, a “crise” do Live Marketing vai continuar. É hora de nos unirmos para definir novas regras do jogo, isso é cooperar! Ou nada irá mudar.