Por meio do Corporate Venture in Brasil (CV in Brasil), ApexBrasil, em parceria com a Global Corporate Venturing(GCV), promove o maior encontro da América Latina dedicado a esse setor.
A 7ª edição do evento ocorreu de 23 a 25 de outubro, em São Paulo, e teve números recordes: foram cerca de 800 participantes, 630 reuniões de negócio.
Ainda: a presença de fundos de investimentos de 26 corporações internacionais diretamente atendidos pelas equipes da ApexBrasil e Associação Brasileira de Private Equity e Venutre Capital – ABVCAP, além de dezenas de brasileiras.
A inciativa visa o desenvolvimento da indústria e do ecossistema de venture capital brasileiro por meio da expansão de fundos de CVC no país, promovendo:
– Encontros, workshops, reuniões de negócio, mesas redondas, painéis, networking, e trocas de experiências entre corporações brasileiras e estrangeiras trabalhando com inovação aberta e venture capital.
“Com encontros como esse, a ApexBrasil busca o desenvolvimento da indústria e do ecossistema de venture capital brasileiro por meio da expansão de fundos Corporates Internacionais no país, além de estimular o desenvolvimento de atividades empresariais corporativas, de inovação aberta e de investimentos por parte de empresas brasileiras”, disse o diretor de Gestão Corporativa, Floriano Pesaro, durante a abertura do evento.
“Nesta edição, aprofundamos a pauta de sustentabilidade, com foco em temas como diversidade, ESG e impacto, sem deixar de abordar a inserção das mulheres em investimentos de venture capital.”, reforçou.
Ao longo de dois dias, os painéis, debates e apresentações abordaram diferentes temas. A agenda teve ainda quatro workshops exclusivos sobre melhores práticas e implantação de um CVC, Health Tech, Mineração do futuro e sobre construção de estratégias de Corporate Venture Capital e Corporate Venture Building de Impacto e ESG.
Na ocasião, startups brasileiras, japonesas, israelenses e singapurianas atendidas pela ApexBrasil tiveram a oportunidade de apresentar suas inovações por meio das sessões de pitch e de conversas aprofundadas com dezenas de corporações ao longo de reuniões privadas de negócios.
A Conferência contou com a presença de corporações dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Canadá, Guatemala, México, Argentina, Chile e Uruguai, além do Brasil, que participaram da agenda e compartilharam suas experiências no universo de CVC.
2º Women in Venture
Pela segunda vez, o CV in Brasil realizou, durante a pré-conferência, o encontro “Women in Venture”. Neste ano, o dobro de líderes mulheres da indústria de venture capital e inovação participaram da iniciativa.
Foram mais de 140 mulheres que se reuniram para falar sobre desafios e oportunidades no universo de inovação aberta e Corporate Venture Capital.
A sessão teve presença de nomes de peso da indústria de investimentos, como Tamara Steffens, da Thompson Reuters Ventures, Raquel Teixeira, da EY, e Patrícia Moraes, da Unbox Capital, além de sessões de pitch de startups lideradas por mulheres e um almoço exclusivo para relacionamento entre as participantes.
A pauta sobre presença feminina no mercado internacional tem sido prioritária para a ApexBrasil desde a assinatura do compromisso de equidade de gênero e do lançamento do programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI), realizados no primeiro semestre.
Premiação Corporate Venture in Brasil 2023
Na quarta-feira (25), o evento encerrou com a 2ª edição da premiação “Corporate Venture in Brasil Awards”, quando corporações brasileiras que atuam com Corporate Venture Capital são reconhecidas nas seguintes categorias:
– Largest Investment; Most active CVC (Number of Deals); Largest Exit; e Largest Fundraising Announcement.
O prêmio é uma inciativa da ApexBrasil, ABVCAP e GCV, contando com amplo esforço de mapeamento de dados (desk research) de mercado por parte do EloGroup, e colaboração do Sling Hub e Fundação Dom Cabral.
Os dados coletados contemplaram a atividade de mais de 100 corporações brasileiras no período de 12 meses (1º de julho de 2022 e 30 de junho de 2023).
As informações do primeiro semestre de 2023 serão aproveitadas para consolidar a pesquisa mundial do GCV sobre a atividade de CVC no ano de 2023, que deve ser lançada no 1º trimestre de 2024.
O resultado da premiação de 2023 refletiu a sofisticação do mercado brasileiro de CVC, destacando, ao final, seis ganhadores dentre as quatro categorias:
Largest Investment / Maior Investimento
Kinea Ventures – Digibee
Most Active CVC (Number of Deals) / CVC Mais Ativo (Número de Deals), duas atuações reconhecidas:
SRM Ventures – 13 Deals
Inovabra Ventures – 7 Deals
Largest Fundraising Annoucement / Maior Alocação de Capital Anunciada
Oxygea
Largest Exit / Maior Saída, duas atuações reconhecidas:
Inovabra Ventures – Semantix
B3 S.A. – PISMO