O Governo de São Paulo levará até 20 empresas paulistas para dois dos maiores eventos do mundo do setor audiovisual: os festivais de cinema e publicidade de Cannes, na França.
As empresas interessadas devem consultar o regulamento e se inscrever pelo site da InvestSP até 13 de abril e 16 de maio, respectivamente, para cada festival.
As missões empresariais serão realizadas pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Além de incentivar a troca de conhecimentos, a iniciativa busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural.
O CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem.
O programa ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Levar empresas paulistas para os festivais de cinema e publicidade de Cannes, na França, é uma oportunidade estratégica para fortalecer a presença de São Paulo no cenário global da indústria criativa.
“Além de fomentar novos negócios, buscamos criar um ambiente de aprendizado e networking, essencial para atrair investimentos, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento contínuo do setor audiovisual e cultural no estado”, afirmou Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado.
Esta será a segunda missão do CreativeSP para o Festival de Publicidade Cannes Lions, que acontece entre 16 e 20 de junho e é considerado o maior evento de criatividade, comunicação e marketing do mundo.
Em 2024, agências de publicidade de São Paulo, ou quem mantêm escritórios no Estado, foram o destaque e responderam por 90, dos 92 leões conquistados pelo Brasil.
Já sobre o tradicional Festival de Cinema de Cannes, que em 2025 acontece entre 13 e 24 de maio, será a quarta missão do CreativeSP.
Entre os destaques está a possibilidade de as empresas participarem do Marché du Film (Mercado do Filme), espaço no qual produtores, distribuidores, investidores e representantes de festivais do mundo todo se encontram para fazer negócios.
Ele reúne cerca de 15 mil profissionais de pelo menos 140 países, além de aproximadamente 4 mil filmes e projetos.
As missões para os festivais de cinema e publicidade de Cannes encerram o calendário do primeiro semestre do CreativeSP.
Antes, ele levou 30 empresas paulistas para o Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), o South by Southwest (Estados Unidos) e a Games Developers Conference (Estados Unidos).
As inscrições devem ser feitas pelo https://www.investe.sp.gov.br/exporte/creative-sp/edicao-2025/