Curitiba recebe a 40ª Oficina de Música e muitos eventos no primeiro trimestre

Anúncio ABIMAD39

Oficina de Música, Smart City Expo, Coldplay, Anitta, Backstreet Boys e Joss Stone. Curitiba voltou a ser palco de grandes eventos e shows presenciais nacionais e internacionais.

E o ano de 2023 promete muitas emoções e movimentação da economia criativa local. Um dos destaques da movimentada agenda de 2023 é a Oficina de Música.

O evento abre as comemorações dos 330 anos de Curitiba e acontece de 25 de janeiro a 5 de fevereiro, fazendo a cidade passar a respirar música.

Nesta efetiva retomada, o evento celebra as suas quatro décadas de realização com uma programação intensa e inovadora de cursos e espetáculos.

Anúncio

Nas duas edições anteriores, em razão da pandemia de covid-19, a Oficina teve que se adaptar às circunstâncias da crise sanitária.

Em 2021, ela foi realizada pela primeira vez e integralmente na modalidade virtual. Em 2022, o festival, que tradicionalmente acontece no mês de janeiro, foi transferido para o mês de julho.

“Curitiba será ocupada pela música nesses 12 dias que iniciam às celebrações dos 330 anos da cidade”, destaca o prefeito Rafael Greca.

Com 12 dias de programação, o evento começa com 210 eventos confirmados, mas com a possibilidade de incorporar mais shows e concertos durante o período de realização.

Os espetáculos pagos têm ingressos a preços que variam de R$ 15 a R$ 50. Neste valor poderão ser vistos shows de grandes nomes da música brasileira como:

– Vanessa da Matta, BNegão e Gilsons, e concertos com o pianista Arnaldo Cohen e com solistas do Teatro Colón de Buenos Aires (Argentina).

O Teatro Guaíra será o palco principal da Oficina, com shows todos os dias. Além desses destaques, o Guairão receberá:

– O compositor Edu Lobo, a cantora carioca Ilessi, um sexteto de notáveis instrumentistas apresentando repertório inédito de Pixinguinha;

– Grandes solistas internacionais, como o pianista português Pedro Burmester. Será também o palco para as grandes orquestras formadas com os participantes do evento.

Estarão igualmente repletos de programação locais como:

– Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), Capela Santa Maria, Teatro da Reitoria, Teatro Cleon Jacques (Memorial Paranista), Teatro Londrina;

– Capela dos Fundadores (Memorial de Curitiba), Auditório Regina Casillo, Capela da Glória Oratório de Bach, Igreja Luterana, Auditório Mário Schoemberg;

– Teatro da Vila e o Cine Passeio.

As apresentações abrangem múltiplos repertórios, do século VIII ao hip hop, transportando o público numa viagem do tempo através da música.

A Oficina terá um palco itinerante (unidade móvel cedida pelo Sesi), que percorrerá os bairros e os parques da cidade nos finais de semana.

Na parte pedagógica, estão sendo ofertados 110 cursos, com quase mil e duzentos alunos inscritos até agora.

Além dos cursos de instrumentos, canto e práticas de conjunto, com grandes mestres nacionais e internacionais, a 40ª edição terá cursos inéditos.

Os cursos e a programação completa da 40ª Oficina de Música de Curitiba estão disponíveis no site www.oficinademusica.curitiba.pr.gov.br.

Os ingressos para os espetáculos estão disponíveis nos sites www.minhaentrada.com.br  e www.ticketfacil.com.br.

MAIS EVENTOS

O grande nome internacional que aterriza em Curitiba em 2023 é a banda britânica Coldplay, que se apresenta nos dias 21 e 22 de março no Estádio Couto Pereira.

Seguindo a agenda internacional, os Backstreet Boys, uma das bandas de maior vendagem de todos os tempos, se apresentam no dia 25 de janeiro na Pedreira Paulo Leminski.

A apresentação faz parte da turnê DNA World Tour. O grupo se apresentou pela última vez para plateias esgotadas na América Latina em 2019.

Joss Stone, cantora e compositora inglesa de soul e R&B e atriz, vencedora de dois BRIT Awards e de um Grammy Award, se apresenta em abril no Teatro Positivo.

A banda de rock americana, The Calling, formada em Los Angeles, Califórnia, entre 2001 e 2004, atingiu sucesso com dois álbuns que venderam milhões de cópias.

A banda terminou em 2005, e teve seu retorno oficial em 2013 e se apresenta em maio também no palco do Teatro Positivo.

Na programação nacional, destacam-se apresentações icônicas como a reunião da banda de rock Titãs, que fazem um show em junho na Pedreira Paulo Leminski e a despedida do Skank.

A despedida dos palcos curitibanos acontece no dia 04 de março, na White Hall Jockey Eventos.

E muitos outros nomes consagrados da música brasileira vão passar pela cidade ao longo de 2023, Anitta, Alcione, Ana Carolina, Fafá de Belém, Fábio Júnior, fazem parte da lista.