Curitiba tem grandes expectativas para setor de eventos

Anúncio

Curitiba terá aumento significativo no número de eventos, turistas e receita previstos em comparação com o ano anterior. O Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB) estima que, em 2015, a Capital paranaense irá superar 300 eventos técnico-científicos e comerciais em seu calendário segmentado.

Mais de 320 mil pessoas devem participar de congressos, simpósios e feiras na cidade. Destes, 128 mil deverão ser turistas da área de negócios. Entre gastos gerais em hospedagem, alimentação, transporte e compras, os eventos injetarão quase R$ 168 milhões na economia local.

“Receberemos grandes congressos brasileiros e internacionais este ano, como o Congresso Brasileiro de Cardiologia, Congresso Brasileiro de Cirurgia, Congresso Brasileiro de Mastologia, Congresso Internacional de Amor Exigente e o International Conference on Optical Fiber Sensors.”, comenta Tatiana Turra, diretora-executiva do CCVB.

No calendário 2015, os eventos da área de saúde são a maioria, mas os setores da educação, indústria, comércio e serviços crescem representativamente em Curitiba.

Anúncio

Entre 2011 e 2014, os da área médica representavam 25% do total dos eventos técnico-científicos, enquanto congressos promovidos por instituições da indústria, comércio e serviços representaram 15%. Os temas educacionais chegavam a 9%.

Para Rubens Zago, empresário há três anos no segmento de feiras e um dos idealizadores da Feira Internacional de Produção e Processamento de Proteína Animal (Fipppa), que será realizada em abril deste ano em Curitiba, há um amplo mercado de feiras e eventos na cidade.

“Estamos promovendo a Fipppa, voltada às carnes suína, bovina e de aves em 2015, mas também trataremos de pescado em 2016. Há uma demanda, e Curitiba, devido à localização, proporciona um grande número de visitantes.”, afirma Rubens.

Calendário de Eventos CCVB

O calendário é de responsabilidade da Gerência de Eventos do CCVB, que reúne as informações mediante as candidaturas efetivas de acontecimentos para a cidade. A partir daí, é possível prever a realização de um congresso com até quatro anos de antecedência.

Além disso, a equipe realiza troca de calendários entre os mantenedores e parceiros, pesquisa junto a promotores e organizadores de eventos e oferece suporte às entidades para captação de novos acontecimentos.

A antecipação e a condição segmentada em eventos técnico-científicos e comerciais do calendário – correspondente a 75 % dos eventos nele inserido – fazem com que seja uma importante fonte de dados estatísticos, de organização do setor e ferramenta comercial para as empresas associadas ao CCVB. Os mantenedores têm acesso à versão completa do calendário em área exclusiva