Anúncio
Início Eventos Sociais, Esportivos e Corporativos De IA à sustentabilidade: novos padrões para eventos de negócios

De IA à sustentabilidade: novos padrões para eventos de negócios

Anúncio

Na fase de pesquisa de 2024, a rede de inovação Future Meeting Space (FMS) avaliou quais processos, produtos e serviços no ecossistema de eventos de negócios permanecerão, desaparecerão e surgirão no futuro.

Juntamente com especialistas, os iniciadores do FMS – o GCB German Convention Bureau e o Instituto Fraunhofer para Engenharia Industrial (IAO) – apresentaram os principais resultados de sua pesquisa em um evento online intitulado “Oportunidades Emergentes, Clássicos Persistentes, Modelos em Declínio: Eventos de Negócios em uma Era Transformadora”.

O processo de pesquisa do FMS no ano passado começou com uma análise detalhada de 13 megatendências como motoras de mudanças, com foco em como essas tendências influenciam o ecossistema de eventos de negócios.

Tilman Naujoks (Fraunhofer IAO) abriu o evento online do FMS em 27 de janeiro, fornecendo uma visão geral dessas megatendências e apresentando um mapa de calor que ilustra como as 13 megatendências impactam o ciclo de vida dos eventos.

Anúncio

Este mapa de calor identifica “pontos quentes” com alta relevância e impacto significativo, bem como “pontos frios” com menor relevância.

“Já sabemos que IA, sustentabilidade e mudanças demográficas impactam os eventos de negócios. No entanto, é essencial considerar esses fatores em um contexto mais amplo e identificar outros possíveis motores de mudança”, explica o Dr. Stefan Rief, Chefe da Unidade de Pesquisa em Desenvolvimento Organizacional e Design de Trabalho do Fraunhofer IAO.

“Isso também revela tendências anteriormente desconhecidas que precisam ser igualmente consideradas”, completa.

RECONHECENDO E APROVEITANDO OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

As principais questões sobre o que permanecerá, desaparecerá e surgirá no futuro dos eventos de negócios foram discutidas por um painel interdisciplinar de especialistas:

– O astrofísico Dr. Tobias Moldenhauer (sci-an GmbH), a nômade digital e consultora de gestão Leonie Müller, e Mathias Sondermann (Diretor Sênior de Excelência em Experiência, SAP) analisaram e discutiram os resultados com base em suas perspectivas e experiências específicas.

Por fim, os participantes online – conectados a partir de seis continentes – receberam uma visão geral de um total de cinco oportunidades de negócios identificadas e avaliadas empiricamente durante o processo de pesquisa do FMS.

Essas ideias de produtos foram desenvolvidas com base nas mudanças de mercado identificadas, discutidas com especialistas e estão enraizadas nos “pontos quentes” do mapa de calor.

Ideias como “ExpertDetect”, uma plataforma para pesquisa de palestrantes; “EventTwin”, um gêmeo digital para planejamento eficiente de eventos; ou “LearnLoop”, uma ferramenta para envio automatizado de materiais de aprendizagem, têm potencial para agregar valor ao ecossistema de eventos de negócios a longo prazo.

“Os resultados mais recentes da pesquisa FMS enfatizam, mais uma vez, que precisamos permanecer flexíveis e adaptáveis para atender às condições de mercado em constante mudança”, disse Matthias Schultze, Diretor Executivo do GCB.

“O futuro dos eventos de negócios e o sucesso da Alemanha como destino para reuniões e conferências dependem de soluções inovadoras, da integração de tecnologia e da consideração das necessidades de diferentes gerações”, acrescentou.

Um resumo gerencial com os principais resultados da pesquisa FMS 2024 pode ser baixado gratuitamente aqui.

O relatório completo da pesquisa do Fraunhofer IAO será publicado em fevereiro e pode ser solicitado ao GCB via e-mail em info@gcb.de.

PERSPECTIVA PARA 2025

Na fase de pesquisa de 2025, a rede de inovação Future Meeting Space está focada na relação entre as duas megatendências IA/automação e mudanças demográficas.

O objetivo é desenvolver soluções que ajudem as organizações a utilizar seus profissionais de maneira eficiente, enquanto exploram o potencial da automação.

Uma das principais questões a serem respondidas é quais tarefas e processos podem ser automatizados de forma significativa usando IA e robótica sem comprometer a qualidade e a experiência que os eventos de negócios proporcionam.

Créditos da imagem: GCB German Convention Bureau

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile