Uma comitiva brasileira, formada por três fabricantes do setor odontológico, marcou presença no pavilhão do Brazilian Health Devices (BHD), na 56ª Dental Expo Moscou, realizada na capital russa em setembro.
Durante os quatro dias de exposição, a comitiva conseguiu fechar mais de US$ 1,5 milhão em novos contratos de exportação, consolidando a presença do Brasil no mercado internacional de saúde.
O BHD é um projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Esse resultado reflete o interesse do mercado russo que, em 2023 (temos dados 2024?) importou US$ 9,89 milhões da indústria de dispositivos médicos brasileira.
No ramo da odontologia, foram US$ 1,28 milhão no período. Entre os itens mais requisitados estavam artigos para prótese dentária, brocas para odontologia, e produtos para obturação dentária. Temos motivo para esse interesse?
“Além das vendas já firmadas, as marcas esperam gerar, nos próximos 12 meses, mais US$ 3,8 milhão em negócios”, comenta Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO.
Ao todo, os executivos das companhias estiveram em contato com 58 potenciais compradores que circularam pela feira.
Durante a Dental-Expo Moscou, as empresas brasileiras tiveram a oportunidade de participar de um coquetel de relacionamento realizado na residência do Embaixador do Brasil na capital russa, Rodrigo Baena Soares.
O encontro possibilitou interações importantes com distribuidores locais e parceiros estratégicos, como instituições de câmbio e empresas de logística.
Na abertura do pavilhão na feira, além dos executivos das marcas participantes e dos representantes da ABIMO, também estiveram presentes Almir Américo, chefe de Operações da ApexBrasil em Moscou, e Maurício Bernardes, ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil.