Desenvolve SP – 7 anos apoiando a Economia Criativa

Anúncio

Quando a criatividade e o conhecimento são os principais componentes dos produtos de uma empresa, certamente ela faz parte da cadeia produtiva da Economia Criativa. É nela que estão inseridos segmentos como propaganda, arquitetura, artes e antiguidades, artesanato, design, moda, cinema e vídeo, música, artes cênicas, editoração, softwares de lazer, rádio e TV, entre outros.

A Economia Criativa pode ser definida como processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos.

Dentro de um cenário em que os produtos são cada vez mais parecidos, a criatividade se tornou um ativo importante, consolidando-se como um dos fatores determinantes para aumentar a vantagem competitiva das empresas.

O apoio da Desenvolve SP à Economia Criativa começou cedo, no início das operações da instituição. Em 2010, financiou a aquisição de máquinas para uma pequena empresa de joias em Limeira, no interior do Estado. Hoje grande parte dos financiamentos da Agência voltados para inovação atendem empresas de softwares ou projetos relacionados à criação de aplicativos (após).

Anúncio

Além de financiar empresas que apostam na Economia Criativa, a Desenvolve SP estimula segmento apoiando importantes eventos como o “Big Festival”, maior evento do setor de games da América Latina, que ocorre em junho e na área do cinema (audiovisual) o já consagrado festival internacional de documentários “É Tudo Verdade”, que acontece em abril, simultaneamente no Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Fonte: Desenvolve SP