Desenvolve SP – 7 anos apoiando a sustentabilidade

Anúncio

Em todo o mundo Sustentabilidade é a palavra da vez há alguns anos, e com um certo atraso as empresas e governos se deram conta que os impactos da interferência humana na natureza já causam prejuízo para nossa geração. O aquecimento global já não é uma questão do futuro, é uma realidade em que estamos vivendo hoje. Será que as empresas já se adaptaram a este novo desafio?

Sem lucro nenhuma empresa sobrevive, mas muitos empresários ainda não perceberam que a adoção de práticas sustentáveis, além de beneficiar o planeta e a sociedade, podem no médio ou longo prazo gerar importante economia para empresas, sem contar a reputação e exposição positiva da marca com selo verde. É possível começar coisas simples como a substituição de lâmpadas comuns por led e a manutenção periódica do sistema de água e energia, até a revisão de todo o sistema elétrico do empreendimento, entre outras atitudes.

Na Desenvolve SP a Linha Economia Verde já financiou 30 projetos sustentáveis ligados a melhorias da eficiência energética ou hídrica e à redução das emissões de gases causadores do efeito estufa, implantação de retrofite, aquisição de placas solares entre outros casos. Desde 2010, já são mais de R$ 140 milhões investidos em iniciativas verdes, que beneficiaram 24 empresas e seis municípios em todo o Estado.

Existem condições para todas as empresas serem sustentáveis, desde um grande projeto de ampliação de um aterro sanitário no município de Guatapará, com aumento da capacidade de receber resíduos doméstico e industrial e a implantação de uma unidade de biogás para a captura e queima do gás metano produzido no aterro. Até o financiamento para implantação de sistema de placas fotovoltaicas para produção de energia elétrica própria, no sistema Ongrid em uma pequena empresa de Holambra.

Anúncio

 

Fonte: Desenvolve SP