Ainda pouco conhecido da população, o Polo de Ecoturismo de São Paulo, na região do extremo sul, é uma grata surpresa para turistas e moradores da cidade, que podem usufruir de momentos em contato com a natureza e descompressão do cotidiano.
Para apresentar esse patrimônio natural em plena metrópole ao público, a Prefeitura de São Paulo oferece apoio ao Abeta Summit 2022 – 19º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura e à Feira (Re)Descobrindo o Brasil, que acontecem na Oca do Parque Ibirapuera, de 1º a 3 de dezembro de 2022, com o mote “Deixe São Paulo surpreender você”.
O acesso ao congresso é exclusivo aos pagantes inscritos, mas a feira terá entrada gratuita e pela primeira vez será aberta ao público final.
O Polo de Ecoturismo de São Paulo terá espaço no estande da cidade como produto turístico da capital, trazendo ao público as possibilidades da prática de atividades de ecoturismo e turismo rural, por meio da visita a parques naturais municipais (como Bororé, Varginha, Itaim, Jaceguava), reservas particulares do patrimônio natural, aldeias indígenas guarani, além de empreendimentos privados, como parque de aventura, borboletário, sítios de agricultura orgânica e agroecológica e outros atrativos.
E para deixar o público com ainda mais vontade de conhecer o território, alguns dos empreendedores do Polo estarão presentes, em uma mostra com os mais variados produtos locais como:
– Compotas, geleias, cachaças e cerveja produzidos com cambuci – fruto típico da mata atlântica, sob ameaça de extinção –, mel de abelhas nativas e seus derivados (velas, cosméticos, aromatizadores);
– Artesanato indígena, produtos orgânicos e agroecológicos (hortaliças, chips de frutas desidratadas), pães de fermentação natural, além de souvenirs e outros produtos.
Estão previstas ainda algumas rodas de conversas com especialistas para apresentar os Polos de Ecoturismo da cidade (Parelheiros e Cantareira), turismo de base comunitária, acessibilidade e outros temas, que dão dicas e despertam o interesse em experimentar mais a vida ao ar livre.
O evento tem apoio da Secretaria Executiva de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável, ligada à Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos).
Segundo o secretário executivo da SECDS, Carlos Fernandes, “a feira Abeta Summit 2022 é uma oportunidade de posicionar o Polo de Ecoturismo de São Paulo no mapa dos destinos de turismo de aventura do Brasil”, destaca.
“Vamos apresentar os principais atrativos aos profissionais do mercado e ao público em geral, consolidando o esforço e importância dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de São Paulo na região”, completou.
Idealizado e realizado pela Abeta – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, a feira é uma oportunidade para amantes de ecoturismo e turismo de aventura conhecerem produtos do segmento, descobrirem destinos brasileiros, além de participarem de experiências e outras atividades.
A área expositiva também terá presença de destinos como os estados de Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro; municípios como Ilhabela, Socorro, Conceição do Mato Dentro e Santa Rita da Jacutinga; além de atrativos como a Cordilheira do Espinhaço e Caminho da Fé.
Para os empresários do trade e quem trabalha na área, o 19º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura ocorre de forma paralela com o tema “Brasil, 200 anos e o futuro que queremos”.
Palestrantes de nível internacional irão abordar diversos temas como segurança na prática do ecoturismo, acessibilidade no turismo de natureza, mulheres no off-road, Turismo científico, entre outros.
Para participar das palestras, é necessário realizar cadastro e pagamento de inscrição.
Saiba mais sobre o evento, incluindo a programação prevista das palestras: https://abetasummit.com.br . Foto: Daniel Deák/ SPTuris.