A Easyfairs anunciou seus resultados para o exercício de 2021-22. Eles mostram uma recuperação espetacular no pós-pandemia, que paralisou praticamente toda a indústria de eventos.
As receitas de 2021-22 do Grupo Easyfairs cresceram para € 163 milhões. O EBITDA recorrente atingiu € 28,5 milhões em relação a menos € 30 milhões no ano anterior.
Com este crescimento, o Grupo Easyfairs está quase de volta aos níveis de lucros e receitas pré-Covid.
“Nosso desempenho financeiro é um crédito para as pessoas fantásticas e dinâmicas que temos. Eles mostraram incrível resiliência”, comemora Eric Everard, presidente e fundador do grupo.
“A equipe aproveitou a oportunidade para aumentar suas habilidades e conhecimentos, pronta para a retomada, e estamos vendo os resultados”, completa.
O CEO do Easyfairs Group, Matt Benyon, também fez uma observação otimista e apontou que a indústria de eventos como um todo está ressurgindo.
“As PMEs, em particular, que são os principais motores do crescimento econômico e contam com eventos para conhecer clientes e prospects e construir seus pipelines de vendas”, afirma.
“Não há dúvida de que as feiras estão desempenhando um papel importante na recuperação econômica”, completa e acrescenta que a Easyfairs está melhor posicionada para fazer uma rápida recuperação graças a sua “fórmula única”.
“Vimos algo semelhante após a crise financeira de 2008. Nossa fórmula é eficiente, orientada para as vendas e acessível. Temos uma forte presença local em mercados regionais, fortes marcas business-to-business e oferecemos uma fórmula completa sustentável com preços transparentes”, explica.
Para o executivo, isso é muito atraente tanto para as PMEs quanto para as grandes empresas que estão se reconstruindo cautelosamente após os cortes que foram forçados a fazer durante a pandemia”.
Anne Lafère, que compartilha as responsabilidades de CEO do Grupo com Benyon, forneceu outra perspectiva sobre a reviravolta.
“Após meses de reuniões por meio de links de vídeo, há um desejo real de se encontrar cara a cara. Fizemos muitos pilotos digitais e vimos que os eventos online funcionam muito bem para fins educacionais. Mas nada substituirá a alegria e a eficiência de se encontrar pessoalmente na hora de fazer negócios”, disse ela.
“Nossos eventos digitais ajudaram a manter nossas comunidades de negócios em contato durante a pandemia. Continuaremos tomando iniciativas digitais para interagir com as comunidades durante todo o ano e isso aumenta o apelo de nossos eventos presenciais”, acrescentou Lafère.
ESG
Um aspecto de vital importância da inovação é o movimento em direção a tecnologias e modelos de negócios sustentáveis que levem em consideração as preocupações ambientais, sociais e de governança (ESG).
A Easyfairs acaba de finalizar o cálculo completo da pegada de carbono da linha de base em conformidade com o protocolo Greenhouse Gas para o ano fiscal 18-19, o último ano pré-Covid. Com base nesse cálculo, a Easyfairs fará o possível para se alinhar ao acordo de Paris, assinado em 2015.
NOVOS LANÇAMENTOS E AQUISIÇÕES
Durante o último ano financeiro (21-22) a Easyfairs lançou 19 novos eventos, principalmente através da “geoclonagem” de conceitos de eventos existentes em novos mercados. Um número semelhante de lançamentos está planejado para o ano fiscal de 2022-23.
A Easyfairs também fez aquisições, notadamente a feira de plásticos KPA na Alemanha. Na Suécia, o Grupo Easyfairs anunciou recentemente uma participação de 50% na Malmö Mäss-Service, fornecedora de construção de stands e serviços relacionados, com a qual a Easyfairs tem uma colaboração de longa data em seu próprio local, Malmömässan.
“Esse tipo de aquisição nos permite oferecer um negócio integrado (abrangendo eventos, gerenciamento de locais e serviços de construção de estandes), uma maior eficiência operacional e um melhor serviço aos clientes, reduzindo nossa pegada de carbono”, finaliza.