O México está se preparando para se tornar verde com a Ecomondo reunindo a comunidade de economia circular em Guadalajara de 26 a 28 de abril de 2023.
A segunda edição da Ecomondo Mexico, organizada pelo Italian Exhibition Group e Deutsche Messe na Expo na capital do estado de Jalisco, está prestes a começar.
A feira, cujo objetivo é o networking entre empresas mexicanas e internacionais, investidores e parceiros de negócios, será realizada na Expo Guadalajara ao lado do Solar+Storage Mexico, evento de energia renovável também organizado pela Deutsche Messe e IEG juntamente com os parceiros Snec PV Power Expo e RE+ Eventos.
“Cresce a consciência de que a sustentabilidade ambiental não é uma opção. Une-nos a todos, em qualquer latitude, no objetivo comum de salvaguardar o Planeta”, aponta Lorenzo Cagnoni, Presidente da IEG.
“É, portanto, um grande prazer trazer a expertise da Ecomondo para o México e contribuir para o desenvolvimento tecnológico da economia verde do país por meio de um esforço coletivo envolvendo o IEG, ITA-Italian Trade Agency e a Embaixada da Itália na Cidade do México”, completa.
Dezoito empresas italianas irão expor na Ecomondo México: 13 delas farão parte do coletivo no salão organizado pela ITA-Italian Trade Agency. A eles se juntarão expositores canadenses, americanos e europeus para completar a plataforma industrial do evento
“A Ecomondo México mudou-se para Guadalajara, uma metrópole que é importante no perímetro do NAFTA e agora do acordo comercial USMCA”, explica o CEO do IEG, Corrado Peraboni.
“A administração dos EUA está preparando o terreno para uma aceleração verde, que também será uma força motriz para o México: uma oportunidade para as empresas italianas, que apenas recentemente começaram a abordar este mercado”, acrescenta.
O evento será dividido em cinco áreas de produtos: Resíduos e Recursos, Água e Monitoramento, Bioenergia, Energia Eólica e Mobilidade Sustentável juntamente com Cidade Inteligente.
Com cerca de 130 milhões de habitantes, o México, segundo o Banco Mundial, é a segunda maior economia da América Latina e está entre as 15 maiores do mundo. É o segundo maior mercado para as exportações italianas para as Américas depois dos EUA.
Com 25 anos de edições na Itália, um dos diferenciais da expertise da Ecomondo reside na qualidade da oferta científica incluída em seu programa de congressos organizado pela Comissão Técnico-Científica dirigida por Fabio Fava da Universidade de Bolonha.
Nos tópicos de resíduos e ciclo da água, a Ecomondo México contratou, respectivamente, a experiência dos membros do TSC, Marco Ricci e Francesco Fatone.
Em Guadalajara, a Ecomondo México realizará uma série de conferências que, por um lado e com uma abordagem global, farão um balanço das últimas tecnologias verdes.
A ITA- Agência Italiana de Comércio se concentrará em uma apresentação ´bilateral´ de boas práticas e experiências de gestão da Itália e do México sobre os temas de gestão de resíduos ou os desafios colocados pelos recursos hídricos hoje.