A Embratur publicou o edital para interessados na participação na ITB China. A feira é realizada anualmente em Xangai e em 2025 acontece entre os dias 27 e 29 de maio.
Serão selecionados 12 coexpositores, entre institucionais, operadores de turismo receptivo internacional e organizações de marketing de destinos/associações representativas.
As inscrições iniciaram segunda-feira (03) e ficam abertas até o próximo dia 16 de fevereiro. A participação da Agência nas feiras acontece em parceria com o Sebrae Nacional.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a importância do retorno ao mercado chinês, agora listado entre os prioritários do plano estratégico da Agência.
“O chinês é o povo que mais faz turismo internacional no mundo, com cada vez maior poder econômico. E o tipo de destino que o chinês mais procura em longas distâncias não é sol e praia, é muito mais natureza e cultura, segmentos em que o Brasil tem muito a oferecer”, disse.
O retorno à China acontece após um longo estudo de mercado realizado pela Agência, que através de inteligência de dados desenhou uma estratégia de promoção direcionada aos potenciais visitantes.
“São turistas que hoje se interessam em visitar destinos similares com o que podemos oferecê-los como alternativa, mas sempre experiências que só se pode viver no Brasil”, completou Freixo.
Hoje, a China representa o maior mercado emissor de turistas do mundo, mas ainda somos um destino pouco explorado pelos chineses – com o Brasil na 49ª posição no ranking de países mais visitados.
Em 2024, o país recebeu 76 mil turistas chineses, 79% a mais que no ano anterior. Esse crescimento mostra que há espaço de crescimento para o turismo brasileiro.
“E é por isso que estamos voltando com um investimento mais estruturado e com todas as ferramentas conectadas em uma trilha”, destaca Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade.
No plano de ação, além da participação da ITB China, também estão previstas:
– Parcerias com canais chineses, um site oficial em mandarim, ativação de um escritório de relações públicas na China, para fortalecer a comunicação com a mídia e o trade local e o engajamento dos principais players B2B.
Um ponto essencial desse retorno é o foco na promoção de experiências de natureza e ecoturismo, que são nichos em crescimento entre os turistas chineses.
Segundo os dados de mercado, 35% dos viajantes chineses escolhem destinos por conta da natureza e do turismo outdoor, e 21% têm interesse específico em ecoturismo e aventura.
“Isso significa que temos uma oportunidade gigante de atrair esse perfil de turista pro Brasil, posicionando destinos como Amazônia, Pantanal e os parques naturais reconhecidos pela UNESCO como experiências únicas”, completou Reis.
ESCOLHA DOS COEXPOSITORES
O critério de escolha será por pontuação e, entre as exigências, está possuir site em inglês ou mandarim, a oferta de produtos, serviços e/ou experiências especificamente para o público chinês, realizar divulgação do destino em plataformas digitais chinesas, tais como Xiaohongshu, Weibo, WeChat e etc.
Há também pontuação para a oferta de produtos, serviços e experiências em segmentos prioritários para o mercado da feira, como turismo de natureza, ecoturismo, turismo regenerativo, etnoturismo (povos originários) e turismo de base comunitária.
A inscrição deve ser feita pelo: https://embratur.my.site.com/expositor/s/