Em 2022, os Estados Unidos compraram US$ 224,1 milhões em couros do Brasil. Foi um crescimento de 14,8% sobre o ano anterior.
Este número elevou os norte-americanos à segunda colocação entre as nações que mais importam couro brasileiro (tinham ficado na terceira posição em 2021, atrás de China/Hong Kong e Itália).
Agora, em 2023, na feira Lineapelle New York, que ocorreu nos dias 19 e 20 de julho, novos marcos dão destaque aos Estados Unidos e à indústria do couro do Brasil.
Registrou-se a perspectiva de mais de US$ 19 milhões em negócios após o evento entre os 15 curtumes brasileiros expositores.
A ação tem o apoio do Brazilian Leather, projeto de incentivo à participação do país no comércio internacional realizado pela parceria entre o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Isoladamente, os Estados Unidos compraram 18,4% de todo o couro brasileiro exportado em 2022. Letícia Luft, gerente do projeto Brazilian Leather, destaca a importância da feira nesse cenário.
“Trata-se do evento norte-americano mais conectado com a moda e materiais tecnológicos e de qualidade superior, como é o caso do couro”, afirma Luft.
“A Lineapelle New York é um ponto de referência para as grandes marcas com sede nos Estados Unidos, então há uma convergência com a promoção comercial do Brazilian Leather e suas empresas”, completa.
Também durante a Lineapelle New York, o espaço do Brazilian Leather foi visitado por representantes ligados à promoção das exportações e diplomacia do Brasil.
Estiveram no local, conhecendo as empresas brasileiras: o cônsul-geral do Brasil em Nova Iorque, embaixador Adalnio Senna Ganem, o diretor de gestão corporativa da ApexBrasil Floriano Pesaro, e o analista de negócios do escritório da ApexBrasil em Miami Gustavo Loreto.
Em breve, o couro do Brasil parte para outra importante feira, em um mercado de extrema relevância: será a All China Leather Exhibition, em Xangai, na China, entre os dias 29 e 31 de agosto.
Há uma grande expectativa para essa ação, uma vez que a última participação do Brazilian Leather no evento foi em 2019.