Messe Stuttgart fechou 2022 com resultados positivos

Anúncio

Pela primeira vez após o início da pandemia de COVID-19, a Messe Stuttgart encerrou um ano financeiro com resultados positivos e realizará 60 eventos somente em Stuttgart, na Alemanha, em 2023.

O calendário de feiras será, portanto, mais completo em comparação com o período pré-COVID. O modelo de negócios está sendo fortalecido por novos eventos na área das mais importantes tecnologias do futuro e pela constituição de uma subsidiária na Índia.

A ampliação do compromisso com a sustentabilidade também será continuada de forma dinâmica.

“2022 foi o ponto de virada para a indústria de feiras e exposições na Alemanha, e para a Messe Stuttgart em particular”, disse Roland Bleinroth, presidente da Messe Stuttgart.

Anúncio

“Graças à extraordinária dedicação de nossos colegas, um retorno surpreendentemente forte foi alcançado no segundo semestre de 2022”, completou.

Apesar da proibição de eventos relacionada à pandemia em vigor no primeiro trimestre de 2022, a Messe Stuttgart conseguiu organizar um total de 48 feiras e exposições com 596.086 visitantes e 13.358 expositores em 2022, anunciou Stefan Lohnert, presidente da Messe Stuttgart.

“A Messe Stuttgart gerou um faturamento de € 122,7 milhões em 2022, ou seja, bem acima das expectativas. O desenvolvimento do negócio de feiras também se refletiu no lucro antes de locações e impostos, que também foi muito superior ao esperado, em 6,6 milhões de euros”, acrescentou.

Os exemplos positivos em 2022 foram a AMB, Feira Internacional de Metalomecânica, que esgotou e atraiu grande número de visitantes pela primeira vez desde o início da pandemia.

Eventos como a südback, feira comercial para os setores de panificação e confeitaria, VISION, a feira líder mundial em visão de máquina.

A hy-fcell, exposição e conferência internacional para a comunidade de hidrogênio e células de combustível, organizada pela Messe Stuttgart por conta própria pela primeira vez, atingiu números de visitantes e expositores em níveis pré-pandêmicos.

Novos produtos também foram incluídos: o primeiro GrindingHub, a nova plataforma para tecnologia de moagem, ocupou 4 pavilhões e recebeu notas muito boas dos visitantes profissionais.

60 EVENTOS EM STUTTGART: CALENDÁRIO COMPLETO DE FEIRAS E EXPOSIÇÕES NOVAMENTE EM 2023

Pela primeira vez desde o início da pandemia, a Messe Stuttgart tem em 2023 um calendário de eventos bem preenchido para um ano ímpar – 60 feiras e exposições serão realizadas apenas em Stuttgart.

Os eventos na segunda metade do ano incluem, por exemplo, a hy-fcell, o novo produto Quantum Effects, Bondexpo e Motek, SÜFFA, as feiras de outono da Messe Stuttgart e a Comic Con Stuttgart.

No início do ano – e pela primeira vez desde 2020 – não houve restrições oficiais: a exposição de férias CMT recuperou a força anterior com cerca de 265.000 visitantes, após o cancelamento de dois eventos nos anos anteriores.

As feiras de primavera da Messe Stuttgart, em abril, foram ampliadas de seis para doze temas de feiras. A didacta, a maior feira comercial da Europa para educação e treinamento, também comemorou um retorno no Centro de Feiras de Stuttgart este ano.

O novo produto Volta-X foi outro destaque. Esta nova plataforma internacional forneceu respostas a questões candentes relacionadas com a mudança para fontes alternativas de energia.

O Volta-X mostrou que as feiras são muito importantes no que diz respeito às mudanças no setor de fornecimento de energia ou na indústria de mobilidade.

Para fazer justiça a importantes tópicos futuros, a Messe Stuttgart criou uma nova “Equipe de Tecnologias do Futuro”, responsável não apenas pelo Volta-X, mas também pelos novos produtos hy-fcell e Quantum Effects.

Os negócios também foram fortalecidos fora de Stuttgart. Com a REISEN & CARAVANING Hamburg, a Messe Stuttgart não apenas organizou com sucesso a principal exposição de caravanismo no norte da Alemanha pela primeira vez em fevereiro, mas também estabeleceu um recorde de participação. A rede CMT, que também inclui as exibições de caravanismo em Leipzig e Nanjing/China, foi, portanto, expandida.

A aquisição da NORTEC em Hamburgo também aponta na mesma direção. Juntamente com o parceiro de feiras de longa data, ou seja, a Associação Alemã de Construtores de Máquinas-Ferramenta (VDW), novas bases de clientes na área de tecnologia de produção serão desenvolvidas no norte da Alemanha.

Este compromisso está sendo apoiado pela rede em torno da AMB e pelas feiras especializadas na área de automação.

O aumento do envolvimento da Messe Stuttgart fora de sua própria localização também se reflete no estabelecimento de outra subsidiária, ou seja, “Messe Stuttgart India Private Limited”.

A razão para isso são as avaliações geoestratégicas da Messe Stuttgart para indústrias importantes. O novo e amplo portfólio de feiras e exposições inclui a cooperação com a Associação Indiana de Fabricação de Máquinas-Ferramenta (IMTMA), que organiza a IMTEX, a maior feira indiana de máquinas-ferramenta.

A Messe Stuttgart sediará os tópicos da feira CastForge e Molding Expo (MOLDEX India) simultaneamente com a IMTEX em janeiro de 2024.

A nova subsidiária também organizará LogiMAT India pela primeira vez no final de fevereiro de 2024 em Nova Delhi. A Messe Stuttgart possui, portanto, subsidiárias em um total de quatro países: China, Índia, Türkiye e EUA.

SUSTENTABILIDADE

Ao olhar para o futuro, a Messe Stuttgart examina regularmente sua própria pegada de CO2. Juntamente com a ClimatePartner a pegada é calculada todos os anos e as reduções potenciais de CO2 são derivadas para investir em medidas de redução de emissões.

Essas medidas incluem novas ofertas de mobilidade sustentável, como o “Deutschland-Ticket” gratuito para funcionários ou pontos de carregamento para e-bikes e Pedelecs.

Além disso, existem sistemas fotovoltaicos no centro de exposições e no telhado do estacionamento de vários andares.

Esses sistemas cobrem uma área total de 43.400 metros quadrados e geram anualmente cerca de 3,63 milhões de quilowatts de energia solar (2021), ou seja, o suficiente para abastecer mais de 900 residências de quatro pessoas por doze meses.

Como parte do Projeto “Plano Diretor de Energia”, o ProNM identificou novas áreas potenciais nas quais novas usinas fotovoltaicas poderiam ser operadas economicamente.

Essas áreas incluem outras coberturas, como o parking de caminhões na borda do centro de feiras e as treliças externas de vários pavilhões de exposições.

Também está prevista a instalação de um sistema fotovoltaico na cobertura do prédio administrativo. A Messe Stuttgart também pretende ainda:

– Mudar a iluminação do pavilhão totalmente para LED, aumentar a infraestrutura de carregamento eletrônico;

– Melhorar o sistema de codificação de cores para a separação eficaz de resíduos e ampliar continuamente a infraestrutura na área de sinalização digital.