Empresas de tecnologia em eventos receberam investimentos de mais de US$ 770 milhões em 2021

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A EventManager trouxe um levantamento dos mais significativos investimentos, aquisições e parcerias estratégicas ligadas ao setor de eventos e tecnologia nos últimos seis meses.

A listagem mostra que empresas ligadas a este setor receberam aportes de cerca de US$ 770 milhões desde o início de 2021.

O presencial não pode – e não será – substituído pelo virtual, mas os fortes investimentos em empresas e startups deste segmento mostram que o futuro será cada vez mais híbrido.

Em janeiro, após uma estreita colaboração entre as duas empresas desde o início da pandemia, a Swapcard anunciou a aquisição da plataforma de registro Avolio.

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Com a aquisição, a empresa (que hoje é parceira da Informa Markets em seus eventos virtuais) passou a oferecer uma solução ponta a ponta completa para seus clientes que buscam realizar eventos virtuais, híbridos e presenciais.

Em fevereiro a InEvent, empresa de inteligência em tecnologia para eventos virtuais corporativos criada por brasileiros, recebeu investimento de US$ 2 milhões da Storm Ventures. A ideia principal é usar esta injeção financeira para a área de inovação de produtos, além de tecnologia para melhoria na gestão de eventos híbridos.

Ainda em fevereiro US$ 13 milhões foram recebidos pela Grip. O foco da empresa é ajudar os organizadores a encontrar novas e melhores maneiras de gerar receita com seus eventos, sejam eles virtuais, híbridos ou presenciais.

Neste mesmo mês a Hubilo, fundada Índia em 2015 e agora sediada nos Estados Unidos, recebeu um financiamento de US$ 23,5 milhões. A empresa quase faliu em 2020 mas se reinventou como uma plataforma de eventos virtuais. 

A Hopin, startup de crescimento mais rápido da pandemia, gerou a maior rodada de financiamento e avaliação em tecnologia de eventos de todos os tempos: US$ 400 milhões de aporte e uma avaliação de US$ 5,65 bilhões.

Desde então, Hopin usou os fundos para adquirir a Boomset (plataforma focada em funcionalidades e soluções locais), a Topi (aplicativo movél) e a StreamYard (plataforma de streaming de vídeo).

Ela também fez novas aquisições no espaço de inovação de vídeo: Streamable e Jamm. Mais recentemente a Hopin recebeu um investimento de US$ 50 milhões do LinkedIn, que sinalizou o início do que poderia ser uma parceria estratégica.

Em março, mesmo mês da Hopin, a empresa de tecnologia de eventos Bevy levantou US$ 40 milhões em um investimento Série C. Dos 40 novos investidores, 70% – representando 20% do total de recursos captados – são investidores negros.

Atualmente, 30 mil organizadores usam a plataforma para hospedar mais de 100 mil eventos em 120 países.

No final de março a Cameo, serviço de vídeos personalizados feito com celebridades, recebeu um aporte de US$ 100 milhões. Nascida em Chicago (EUA) a empresa tem 40 mil celebridades inscritas e se tornou um unicórnio ao alcançar valor de mercado estimado em US$ 1 bilhão.

A KUDO se descreve como uma plataforma de videoconferência baseada em nuvem com interpretação multilíngue em tempo real. Ela vê um futuro brilhante no que chama de produto Language-as-a-Service (LaaS), e o mesmo acontece com seus investidores.

Depois de levantar anteriormente US$ 6 milhões em financiamento inicial em julho de 2020, em 31 de março a empresa acabou levantando US$ 21 milhões, que pretendedia investir na aquisição de talentos.

Em abril a Mighty Networks, uma plataforma projetada para dar aos criadores e marcas um local dedicado para iniciar e desenvolver comunidades, fechou com US$ 50 milhões uma rodada de financiamento da Série B liderada pela Owl Ventures.

Embora não esteja diretamente envolvido em eventos, os eventos fazem parte do do criador. Ela está usando esse investimento para atrair criadores estabelecidos para prosperar em sua plataforma, e os eventos são uma grande parte disso.

Depois de adquirir a plataforma de pesquisas Slido, a Cisco anunciou em maio a intenção de adquirir a startup Socio Labs. Sediada em Indianápolis (EUA), a Socio ajuda a planejar eventos híbridos presenciais e virtuais. As duas empresas não compartilharam o preço de compra.

Com as duas aquisições a intenção da Cisco era transformar seu Webex de um aplicativo, principalmente usado para videoconferências, em uma plataforma de eventos mais abrangente.

Ainda em maio a Pitch recebeu um investimento de US$ 85 milhões. Com este investimento, a Pitch pretende se tornar a primeira plataforma completa do mundo para apresentações.

A empresa oferece uma solução completa focada em apresentações com designs elegantes e recursos analíticos poderosos. Os recursos do Pitch são adequados para muitos tipos de eventos.

O assistente de reuniões de Inteligência Artificial (IA) Fireflies.ia promete gravar, transcrever e pesquisar suas conversas de voz. 

Foi com estes predicados que a companhia recebeu um investimento de US$ 14 milhões. Com o aporte a empresa busca automatizar o trabalho que acontece após as reuniões. Com o futuro do trabalho certo para incluir a interação de vídeo online, a Fireflies tem o potencial de melhorar a forma como trabalhamos. 

As mesmas técnicas podem ter um impacto significativo sobre como coletamos e gerenciamos informações de eventos virtuais.

O investimento na Interactio veio logo depois que Kudo arrecadou US$ 21 milhões em abril. Ambas as empresas oferecem interpretação simultânea remota. O total arrecadado pela Interactio foi de US$ 30 milhões.

Apesar dos avanços na legendagem automatizada e na tradução em tempo real baseada em IA, existe uma forte demanda por uma interpretação humana mais precisa de organizações de alto nível, como as Nações Unidas e o Parlamento Europeu.

A plataforma de eventos Bizzabo fez duas aquisições entre os meses de maio e junho que adicionam recursos à sua oferta de ponta a ponta.

A aquisição da tecnologia da Whalebone Crowd, em maio, se concentrou na humanização das interações digitais. A startup sueca desenvolve tecnologias de visualização de multidões para tornar os eventos virtuais mais agradáveis. Já a compra da x.ai, em junho, adiciona poderosos recursos de agendamento de inteligência artificial. Os valores da aquisição não foram divulgados.

A Brella conseguiu transformar seu sistema de correspondência inteligente orientado por intenções em uma plataforma de evento virtual em 2020.

Apesar de um crescimento exponencial em 2020, ela optou por obter financiamento adicional para construir mais capacidades. O resultado foi o recebimento de US$ 10 milhões através de um Financiamento Série A.

A Poly, uma empresa com mais de 50 anos de experiência em fazer hardware de áudio e vídeo voltado para escritórios, investiu US$ 4 milhões na CLIPr, uma plataforma de análise e gerenciamento de vídeo (VAM).

A plataforma usa IA e learning machine para indexar conteúdo de vídeo. Parece que Poly vê o potencial do CLIPr para ajudar as pessoas a economizar tempo e reduzir da tão falada “fadiga do vídeo”.

A Twine, uma startup de chat de vídeo que foi lançada em meio à pandemia como uma espécie de “Zoom para conhecer novas pessoas”, mudou seu foco para eventos online e, como resultado, arrecadou US $ 3,3 milhões em financiamento inicial no mês de junho.

Também em junho a MeetingPlay, uma pioneira em tecnologia de eventos híbridos, recebeu um investimento de US$ 75 milhões da empresa de capital privado Sunstone Partners. A Sunstone terá um papel ativo no crescimento da empresa com foco no mercado de eventos corporativos.

Por fim, no dia 30 de junho, a OnePlan anunciou que levantou US$ 3,8 milhões em financiamento Série A de investidores no Reino Unido e nos EUA. Com apenas dois anos de vida, a startup tem uma tecnologia focada exclusivamente na criação de eventos presenciais, um afastamento da maioria dos investimentos recentes em tecnologia de eventos.

A ferramenta oferece soluções 3D hiper-realistas e interativas usadas para design e produção colaborativa de eventos em tempo real.

Os clientes que usam OnePlan incluem Arsenal FC , Chelsea  F.C., Brooklyn Nets e Commonwealth Stadiumem Edmonton, Canadá.