Anúncio
Início Noticias A-Z Equipotel 2016 reúne público qualificado com programação intensa para negócios da hospitalidade

Equipotel 2016 reúne público qualificado com programação intensa para negócios da hospitalidade

Anúncio

De 19 a 22 de setembro,a Equipotel 2016 reuniu os mais recentes produtos, serviços, soluções e tecnologias para o setor de Hospitalidade em um ambiente propício para a geração de negócios e atualização profissional.

Os 34.781 mil visitantes/compradores de segmentos como hotelaria, food service, decoração, design e arquitetura entraram em contato com 1.500 marcas – dentre elas, mais de 150 estreantes no evento – que teve mais de 140 horas de conteúdo distribuídos em sua grade de palestras, workshops e debates com especialistas e empresas líderes de diversos mercados.

“Além de todas as atrações dos nossos expositores, a Equipotel 2016 ofereceu aos visitantes uma intensa programação para atualização profissional e networking dos visitantes – avalia o diretor do evento, Alexandre Telles, da Reed Exhibitions Alcantara Machado – trazendo parceiros como o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil; o HSMAI – Hospitality Sales & Marketing Association International; ABG–Associação Brasileira de Governantas e Profissionais da Hotelaria; Abralimp–Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional, entre outros, em eventos simultâneos como a Equipotel Conference e a Arena do Conhecimento”.

“Para o FOHB, a Equipotel aumenta sua importância a cada ano. Em 2016, vale destacar que o evento melhorou sua estrutura no novo espaço, mais moderno e adequado para um acontecimento deste porte. Contribuir para a produção de conteúdo da Equipotel trouxe muita satisfação ao FOHB. Nós pudemos reunir nomes de destaque entre nossos diretores e associados, que apresentaram assuntos de extrema relevância para o mercado. O variado público das palestras teve acesso aos melhores cases de sucesso de nossos representantes”, afirma Manuel Gama, Presidente do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) e da rede Travel Inn.

Anúncio

O evento também ofereceu aos visitantes atrações como o Hotel Modelo Sustentável com 350 m² de instalações funcionais; o 4º Motel Design; o SPA Conceito; e as Ilhas Gourmet. No espaço Arquitetura 360º painéis e debates exploraram o conceito da arquitetura aplicada à hospitalidade; o Pavilhão do Vinho levou ao evento a participação de importadoras e distribuidoras, com palestras e degustação para convidados mediados por especialistas do mercado do vinho.

Para a ABIH-SP – Associação Brasileira da Indústria Hoteleria do Estado de São Paulo, esta edição da Equipotel trouxe ao São Paulo Expo um público qualificado, focado em tecnologias e no relacionamento com expositores. “O público que foi à feira efetivamente procurou algum tipo de negócio – avalia o presidente da entidade Bruno Omori – também foi positiva a mudança de local do evento, que mesmo assim, não perdeu o clima caloroso entre os participantes, e esse sentimento é essencial para o atendimento da indústria de Hospitalidade”. Durante o evento, a entidade organizou pela primeira vez, dentro da Equipotel, o SEHGA – Sinergia Estratégica entre Hotelaria, Governo e Academia, em paralelo à abertura dafeira.

“O que percebemos é que neste ano, o local escolhido pela Equipotel foi muito adequado. A feira estava bem organizada e tudo funcionava muito bem. No estande da ABMOTÉIS recebemos um grande número de visitantes, pessoas de todo o país, o que superou as expectativas da Associação. Para 2017, iremos trabalhar para que possamos ampliar ainda mais o nosso estande e presença no evento. Foi fantástico”, declara Carlos Negro, diretor da ABMOTÉIS – Associação Brasileira de Motéis.

A feira também foi elogiada pelos expositores, satisfeitos com os resultados obtidos. Eduardo Arruda, diretor de Marketing e Desenvolvimento de Produtos da Apolo Spuma Colchões conta que a empresa aproveitou o evento para expandir os negócios. “Já acompanhamos a Equipotel há muitos anos, como visitantes, e o primeiro ponto positivo foi a mudança de local. A estrutura desse pavilhão é muito melhor, incluindo o estacionamento. Essa é a nossa primeira participação na feira como expositores.Como fabricantes de colchões, viemos com o objetivo de expandir nossos negócios para o setor de hotelaria”.

“A Equipotel é uma grande oportunidade para nos aproximarmos ainda mais dos nossos clientes e conquistarmos novos compradores – opinou Carolina Abreu, gerente de Produtos da Trussardi – temos a oportunidade de apresentar as novidades e também sentir o mercado para planejar o segundo semestre. Esse ano foi muito positivo, fechamos negócios e geramos prospecção e fidelização, o que é mais importante. Um ponto fundamental foi a mudança de local da feira, pois aqui, com a climatização do pavilhão, pudemos montar um estande aberto, com melhor visibilidade para nossos produtos, maior aproximação com o público e ainda atender os clientes com conforto.”

Anderson Alves Oliveira, gerente de Marketing e Produto da Pentair acredita que um dos pontos fortes do evento foi o nível de conhecimento do público. “São profissionais do segmento que buscam novos produtos, e com isso, criamos muitas oportunidades de negócios. Neste ano, participamos das palestras para apresentar soluções, técnicas e inovações no tratamento de água para diversas áreas da hotelaria e isso atraiu novos visitantes. Para o próximo ano, pretendemos ampliar nossa área de 35m² para 50 m².”

“A satisfação total das mais de 80 empresas parceiras do Hotel Modelo traduz o sucesso do projeto. Com certeza superamos o número de visitantes do ano passado. Para se ter uma ideia, chegamos a ter filas de 3,5 horas de espera, tamanha a curiosidade do público em conhecer os 14 ambientes do hotel.Recebemos também diretores das principais redes hoteleiras, como Accor, Atlantis, Maksoud, Marriotti e Sheraton, além de visitantes de vários estados do país”, comenta Alan Banas, diretor-executivo e publisher da revista Hotelaria Profissional.

O projeto, que ocupou 350 m² do pavilhão do São Paulo Expo, e incluiu aposentos como dois quartos, um midscale e um luxo, academia, restaurante, lobby, entre outros, empregou 160 profissionais entre arquitetos, engenheiros e toda equipe operacional.  “O que posso adiantar para 2017 é que teremos muitas novidades. O tema já escolhido é Hotel do Futuro.”

A Equipotel 2016 recebeu no pavilhão do São Paulo Expo, também, as rodadas de negócios do DIEFS – Distribuidores Especializados em Food Service. Enzo Donna, coordenador do grupo, projeta que neste ano as 210 negociações realizadas dentro da Equipotel resultaram em 186 acordos fechados, gerando aproximadamente R$ 55 milhões entre 14 distribuidores e 15 fornecedores. Porém, ressalta Donna, o número de negócios que ocorrem ao longo do ano é bem maior. A partir dos encontros realizados pelo DIEFS na última Equipotel em 2015, por exemplo, o grupo de participantes faturou R$ 1,5 bilhão. Até 2017, as negociações deste ano podem somar até R$ 1,7 bilhão. “Esta foi uma feira mais atraente e organizada – avalia o consultor – com um público muito específico. Para nós, distribuidores, foi extraordinário”.

A feira recebeu também Rodadas de Negócios da Acorh – Academia Brasileira dos Compradores para Hospitalidades e Restaurantes.As reuniões levaram ao pavilhão 38 gestores de compras dos principais players da hotelaria no Brasil, em 492 reuniões cuja projeção é de R$ 2,5 milhões em negócios. Participaram profissionais de companhias como Accor, Hotel Panamby, Tivoli Hotéis e Resorts, Meliã Tryp, hotéis e pousadas da região do Vale do Paraíba, Vila Galé Hotéis, entre outros. Para o próximo ano, de acordo com o presidente da entidade, Antonio Xavier Siqueira, a intenção é levar 45 compradores e movimentar até R$ 3,5 milhões. “Foi um sucesso, com um grau de satisfação muito alto entre os participantes”.

Com sessões de degustação e debates com nomes renomados do segmento de vinho, o Pavilhão do Vinho estreou na Equipotel 2016, em parceria com a importadora e distribuidora Mercovino. Para a diretora de Marketing da empresa, Carla Oliveira “a experiência foi excelente. Recebemos um público muito variado e tivemos a oportunidade de mostrar que o vinho está inserido no conceito de hospitalidade. Proporcionamos experimentações e noções de harmonização de uma forma democrática, transmitindo esse conhecimento para pessoas que não são especialistas no assunto”.

Estudantes de gastronomia, empresários, donos de restaurantes e consumidores finais puderam conhecer mais sobre o produto. “O vinho pode ser um diferencial para os negócios – explica Oliveira – e aqui, tivemos uma visibilidade nacional, recebendo visitantes de vários estados do Brasil.Percebemos que há potencial para realizar mais masterclasses e teremos público.”

A organização do evento também promoveu caravanas de compradores, que trouxe visitantes de 86 cidades do Estado de São Paulo. A ação teve início dois meses antes da feira, com a visita de promotores da Reed Exhibitions Alcantara Machado nesses municípios paulistas, gerando 4.500 contatos. Em paralelo,a feira recebeu também caravanas independentes, como o grupo trazido pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São José dos Campos e Região (SINHORES), com 17 representantes de hotéis e restaurantes da região de Tabauté, São José dos Campos e Jacareí. O Consórcio de Turismo do Circuito das Águas Paulista também organizou a vinda de um grupo de empresários das cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

Entre os visitantes estiveram também 19 empresários do segmento de food service do Rio Grande do Sul trazidos pelo SEBRAE Planalto, de cidades como Porto Alegre, Farroupilha, Pelotas, Passo Fundo, Caxias.

Durante todos os dias da Equipotel, o evento recebeu a visita de 20 alunos selecionados dos cursos de Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. De acordo com o coordenador-adjunto do curso de Hotelaria da instituição, Gilberto Beck, os objetivos da visitação foram alcançados. “É um ótimo programa, que cria uma atmosfera muito positiva entre os estudantes e os expositores da feira”, avalia o professor.

Foram agendadas visitas nos estandes das empresas Colchões Americanflex, App Sistemas, Colortel, Maltec, Prática Technicook Technipan e Suzuki Máquinas. “Com todos esses expositores, os alunos conversaram não apenas sobre os equipamentos vendidos, mas também sobre mercado, quem eram os principais compradores, concorrentes, etc. Conseguiram até orçamentos de equipamentos para realização de TCC.Após o término do roteiro previsto, os alunos tinham a liberdade de visitar a feira”. Para Beck, o mais importante é a aproximação e mudança de comportamento dos envolvidos. Os alunos passam a adotar a postura profissional adequada, questionando, explorando o mercado e tirando dúvidas. Do outro lado, os expositores dão atenção aos estudantes, dedicando tempo para esclarecimento de dúvidas.

A BARESSP participou da Equipotel pela primeira vez esse ano, reunindo vários parceiros para apresentar a proprietários de bares, restaurantes, cervejarias, cafeterias, hotéis e pousadas novas formas de potencializar seus negócios. Drinks exclusivos, cafés especiais, cervejas artesanais e um cardápio preparado com vários tipos de peixe foram alguns dos destaques. A iniciativa também permitiu que muitas empresas viessem pela primeira vez à feira, como a Lobster Brasil, que desde fevereiro de 2016 importa e comercializa lagostas vivas do Canadá. “Nossos clientes são hotéis e restaurantes, mas quando o público conhece o produto, ele recomenda aos estabelecimentos”, relata o sócio-diretor Rodrigo Conci.

A pernambucana Ana Araújo, diretora da Mimosa Doces, levou os tradicionais bolos de rolo para o espaço BARESSP e foi um sucesso. “O pessoal de hotéis e pousadas gostou bastante.Além de pedidos de orçamento para servir o bolo no café da manhã, recebi tambémsolicitações para oferecer o produto como brinde. Foi um insight que tive na feira. Também recebi propostas para levar a bicicleta com os doces a alguns eventos”, conta Ana.

A Reed Exhibitions Alcantara Machadojá tem data marcada para a Equipotel 2017,que deverá ocorrer mais uma vez no São Paulo Expo, de 11 a 14 de setembro.

 

Fonte: 2PRÓ Comunicação

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile