Os produtores exportadores de frutas do Brasil participaram da principal feira comercial de frutas do mundo, a Fruit Logistica, edição 2023.
O evento que acontece anualmente em Berlim, na Alemanha, recebeu este ano em 27 salões, mais de 2.610 expositores de 92 países e o Brasil foi representado por uma delegação composta por 46 empresas expositoras.
A ida dos empresários brasileiros a este importante evento se deu por meio do projeto Frutas do Brasil de parceria entre a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O Projeto tem por objetivo aumentar a participação das frutas brasileiras no mercado internacional.
Para isso, contempla ações promocionais como participações em eventos de negócios e de defesa de interesses do setor no mercado de exportação.
O espaço do Brasil, localizado no Hall 23 da Messe Berlin, nos estandes B01 e B21 esteve bastante movimentando durantes os três dias de evento.
Diversos compradores e visitantes comerciais interessados nas frutas brasileiras passaram por lá. Segundo informações, foi um dos locais de maior movimento na feira.
A participação dos empresários na Fruit logística, segundo o presidente da Associação, Guilherme Coelho, é de extrema importância, além de grandes negócios que se firmam durante os três dias, é possível identificar quais mercados podem receber as frutas brasileiras e ainda não recebem.
“Temos um produto de altíssima qualidade, as nossas frutas fazem grande sucesso na Europa, pois são diferenciadas pelo sabor e qualidade, o que torna o Brasil grande mercado competitivo”, afirmou.
“O país tem potencialidade exportar ainda mais, pois estamos atentos as exigências internacionais, como às certificações. Além dos negócios, a feira é uma ótima oportunidade também para sentir o clima de cada país importador, de forma a entender os desafios, as necessidades e etc., e ainda conseguimos colocar em nosso radar os mercados nos quais ainda não exportamos”, completou o presidente.
Melão, manga, uva, limão e maçã lidera a lista das frutas mais exportadas. Em 2022, o setor arrecadou quase US$ 1 bilhão em exportação.
União Europeia e Reino Unido foram os principais destinos das frutas brasileiras no ano passado, mais de 60% do faturamento vieram desses países.
Além das frutas, o Brasil levou para a feira as soluções de embalagens FarmFresh, que foram desenvolvidas pela Termotécnica para o mercado do agronegócio.
Já são mais de 1,2 milhão de conservadoras FarmFresh utilizadas na exportação de mais de 5 mil toneladas de frutas premium brasileiras como manga, uva, limão e lima, pitaya, figo, mamão, goiaba, maracujá, lichia, atemoia.
A feira que ocorreu este ano de 8 a 10 de fevereiro tem sido o local ideal para o comércio de frutas apresentar as novidades.
Sejam novas variedades de frutas e vegetais, embalagens sustentáveis, monitoramento de produção baseado em dados ou variedades de culturas resistentes a pragas.