Começou na última sexta-feira (07/08), em Gijón (Espanha) o Salón del Hogar, feira para o setor de casa e decoração. O evento, que será realizado até a próxima terça-feira (11), é uma versão “paliativa” da Feira Internacional das Astúrias (FIDMA) – que não pode ser realizada em virtude da COVID-19.
São 77 estandes de 33 empresas expositoras do setor – 31 das Astúrias, uma de Madri e uma de Portugal – e a capacidade máxima permitida para garantir a segurança sanitária é de 988 pessoas, que são monitoradas por dispositivos eletrônicos.
O dispositivo está associado à identificação do visitante e permite, através de chip e tecnologia de comunicação digital, rastrear os contatos que um usuário mantém dentro do centro de exposições. A redução da capacidade máxima para menos de mil pessoas – ante as 14 mil que a FIDMA normalmente recebe – foi fundamental para obter a autorização para sua realização
Além do rastreamento eletrônico, as medidas de segurança inclusas são: utilização de máscaras pelos visitantes, pontos de higienização de mãos, entrada e saída por locais diferentes e circulação unilateral na área de exposição para evitar que visitantes se cruzem.
No dia 13 de agosto terá início o segundo evento proposto como alternativa à FIDMA, uma feira de automóveis que será realizada durante cinco dias com as mesmas medidas de controle sanitário.