Em 1º de janeiro, foi publicada no Boletim Oficial do Estado a “Resolução de 19 de dezembro de 2023, da Secretaria de Estado do Comércio, que aprova o Calendário Oficial de Feiras Comerciais Internacionais de 2024”.
O calendário inclui desta vez 102 feiras internacionais, das quais 94 (92%) são organizadas ou sediadas por membros da Associação de Feiras Espanholas (AFE).
Estas feiras acontecerão em: Barcelona, Bilbao, Elche, Madrid, Málaga, Sevilla, Silleda, Valencia, Valladolid e Zaragoza. Em 2023, foram realizadas 105 feiras internacionais.
“Mais um ano, podemos constatar que a maioria das feiras de caráter internacional realizadas na Espanha pertence aos membros de nossa associação”, afirma Xabier Basañez, presidente da AFE.
“O retorno à normalidade e a recuperação estão sendo a tônica comum na indústria de feiras em nosso país, evidenciando que as feiras continuam sendo instrumentos comerciais, de comunicação e marketing essenciais para as empresas, profissionais e público que nelas participam regularmente”, completa.
O calendário lista as feiras comerciais que acontecerão na Espanha este ano, às quais o organismo, atualmente vinculado ao Ministério da Economia, Comércio e Empresa, concedeu “internacionalidade completa”, ao cumprir critérios estipulados, principalmente:
– Ter realizado pelo menos três edições, comprovar, com dados auditados, que o número de expositores estrangeiros diretos atinge no mínimo 10% do total ou o de visitantes estrangeiros 5%, e que ambos os parâmetros apresentem uma evolução positiva;
Ainda: contar com o apoio do setor, permitir a aquisição de novas tecnologias e ter um parecer favorável da Direção Territorial de Comércio e do ICEX.
A concessão da internacionalidade completa implica sua “oficialização”, sendo um reconhecimento e prestígio para essas feiras, proporcionando também divulgação e notoriedade, já que sua aprovação é conhecida pelas Oficinas Comerciais e Câmaras de Comércio espanholas no exterior, entre outros organismos.
Isso significa que essas serão as feiras recomendadas por essas entidades quando receberem consultas de possíveis interessados.
Além da internacionalidade completa, a Secretaria de Estado do Comércio concede a outras feiras comerciais a “internacionalidade para efeitos aduaneiros”, cuja aprovação é comunicada apenas aos diferentes organizadores afetados, beneficiando-se dessas vantagens aduaneiras para seus expositores mencionadas anteriormente.
A Associação de Feiras Espanholas possui atualmente 34 membros. No site da associação (www.afe.es), é possível consultar informações sobre os eventos programados para 2024.
Os membros da AFE representam mais de 90% da atividade do setor, que gera um impacto econômico anual de cerca de 13 bilhões de euros (impactos diretos, indiretos e induzidos), contribui com 6.5 bilhões de euros para o PIB, além de gerar 123.000 empregos diretos e indiretos.
Você pode consultar o Calendário Oficial de Feiras Comerciais Internacionais de 2024 no: https://www.boe.es/boe/dias/2024/01/01/pdfs/BOE-A-2024-67.pdf