Estreia do Pixel Show na capital federal foi marcada por sucesso de público

Anúncio ABIMAD39

Entre os dias 22 e 24, mais de 15 mil pessoas visitaram o subsolo da Arena BRB Mané Garrincha para participar do Festival Internacional de arte, criatividade e inovação (Pixel Show).

Com 18 edições consagradas em São Paulo (e quatro em outras capitais, sendo duas em Porto Alegre, uma em Recife e uma em Salvador) a 19ª aconteceu pela primeira vez na capital federal em novembro,

E o evento foi sucesso de público, com palestras, workshops, exposições, negócios criativos e mais de uma centena de atrações gratuitas para as pessoas de todas as idades.

Com seu sucesso, o Pixel Show já tem data para 2025: será entre 28 e 30 de novembro. “Essa primeira edição do Pixel Show foi um grande sucesso na capital federal”, diz Tonico Novaes, sócio do evento.

Anúncio

“A visita do público evidencia que a chegada do evento à cidade fortaleceu a criatividade e a inovação já existentes em Brasília. Estamos com as datas fechadas para o ano que vem”, completa.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal trouxe o Pixel Show à capital federal por ser o principal evento do ecossistema de economia criativa da América Latina.

Segundo o secretário da pasta, Leonardo Reisman, o Distrito Federal tem mais de 130 mil pessoas envolvidas na indústria criativa, que vão de designers, a artistas e startups que desenvolvem games.

“Nós acreditamos que o Pixel Show é um evento diferente, já que não traz apenas exposições, mas, experiências. Sem dúvida ele pode se tornar a referência em economia criativa da nossa cidade”, aponta.

Especificamente sobre o mercado de games, o último estudo da Associação Brasileira de Games (Abragames), realizado em 2023, revela que o Brasil conta com 1.042 estúdios ativos.

Desses, 17% operam há mais de 10 anos, enquanto 19% têm menos de dois anos de atividade. Além disso, 85% dos estúdios já fazem parte da economia formal.

“Nós cumprimos o nosso objetivo. Celebramos a arte e a inovação com diversos expositores, designers e criadores de diversas áreas”, diz Simon Szacher, criador e organizador do evento.

“Esperamos que a edição do ano que vem seja mais um sucesso de criatividade, inspiração e inovação para todo o público da capital”, conclui o executivo.

O engenheiro de software Orkut Buyukkökten, criador da rede social que leva seu nome e que deu início ao ambiente de relacionamento online que conhecemos hoje, foi um dos principais palestrantes.

Orkut falou sobre como a tecnologia e as redes sociais reformularam, negativamente, a essência da conexão entre os seres humanos.  

Orkut Buyukkökten também comentou sobre a sua vinda à Brasília e a importância da realização de eventos, como o Pixel Show, para fortalecer comunidades presenciais.

FEIRA DE CRIATIVIDADE TROUXE 160 ATRAÇÕES

O espaço do festival contou com 160 atrações em um ambiente que prestigiou o trabalho de inúmeros artistas e criadores independentes.

Os brasilienses puderam desfrutar de concurso de cosplay, inúmeras apresentações gratuitas, exposições de artistas, experiências imersivas, área gastronômica, criadores de games e muito mais.