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EuroShop 2023 celebra uma longa história a serviço do varejo

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Em fevereiro de 2020, ainda antes da pandemia da COVID-19 tomar conta do mundo de uma forma mais agressiva, foi realizada em Düsseldorf a EuroShop, feira número um do mundo para o setor de varejo.

O evento reuniu, em seus cinco dias, 2.287 expositores de 57 nações e 94.349 visitantes que se atualizaram sobre produtos, tendências e conceitos para varejistas em 16 pavilhões do centro de eventos da Messe Düsseldorf.

Mesmo assim, a pandemia fez com que a EuroShop tivesse 19.000 visitantes a menos que seu ano recorde, em 2017.

Para chegar a estes números a EuroShop atravessou um longo percurso que teve início em 1966. Em sua estreia participaram um total de 331 empresas expositoras e apenas 55 delas vieram do exterior.

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Como comparação, em 2020 70% do público da EuroShop veio do exterior. Grandes delegações vieram, por exemplo, do Brasil, Austrália e Nova Zelândia. Visitantes profissionais de um total de 142 países participaram da feira.

Em 1966 o espaço de exposição totalizou 17.193 m² líquidos e 28.762 visitantes profissionais que se maravilharam com exibições como a “farmácia moderna” ou o “Frozen Goods the Merchandise of the Future”.

O ímpeto para estabelecer a EuroShop foi fornecido por uma grande mudança no cenário do varejo europeu na década de 60.

Nesta época os conceitos de self-service se reafirmaram, grandes lojas ocuparam espaços de pequenas lojas de esquina e os irmãos Albrecht lançaram seu revolucionário princípio de desconto.

O design da loja, as prateleiras de acesso aberto, os corredores e os expositores com descontos especiais substituíram as gavetas, caixas e vitrines de vidro. Um território desconhecido para varejistas e compradores.

Foi de olho nisso que, em 1965, a Messe Düsseldorf decidiu juntamente com o EHI Retail Institute, na época ainda chamado Instituto de Autoatendimento, lançar uma nova feira especificamente para o varejo: EuroShop.

A nova feira comercial foi inicialmente vista com desconfiança pelos varejistas quando foi lançada em 1966. A organizadora conta que os jornais da época noticiaram que nove associações eram contra e apenas quatro a favor da nova feira.

Mas na EuroShop seguinte, em 1968, as críticas já haviam diminuído e a imprensa foi só elogios.

De 1966 a 1972, a EuroShop foi realizada a cada 2 anos até que mudou para um ciclo de 3 anos a partir de 1975 devido à natureza de médio prazo das inovações no design da loja.

Em meados dos anos 70, o logotipo inicial representando uma loja e uma vitrine foi sucedido pela estrela EuroShop de dois tons, que ainda hoje serve como marca registrada. E a evolução não foi só na logomarca.

Enquanto nos anos 60 a gama consistia essencialmente em acessórios para lojas, montras, unidades de refrigeração e sistemas de caixa, a EuroShop já ostentava uma vasta gama no final dos anos 90, abrangendo publicidade, iluminação, construção de stands de exposição, TI e etc.

O ano de 2017 foi mais um marco para o desenvolvimento deste evento quanto a anterior subdivisão em quatro segmentos deu lugar a um sofisticado sistema para o futuro, que se desdobrou em sete dimensões de experiência: POP Marketing, Expo & Event Marketing, Tecnologia de varejo, iluminação, visual merchandising, montagem de lojas e design de lojas, tecnologia de alimentos e gerenciamento de energia.

EUROSHOP 2023

Os sinais para o retorno da feira em 2023 são positivos porque, especialmente agora, após dois anos de duras restrições induzidas pela pandemia que atingiram duramente o setor de varejo global, a EuroShop será – mais do que nunca – um ponto de encontro essencial do setor. A feira acontece em Düsseldorf, de 26 de fevereiro a 2 de março de 2023.

A crise da Covid também serviu de acelerador para a digitalização e conexões suaves entre todos os canais de varejo e ainda está impulsionando a demanda por novas soluções para economizar energia e melhorar a sustentabilidade.

Além disso, desencadeou uma criatividade imprevista que serve principalmente para tornar as compras o mais conveniente possível para os compradores, para responder a mudanças de hábitos, atender a novas necessidades e melhorar a fidelidade do comprador com a ajuda de conceitos holísticos.

“O varejo offline foi duramente atingido pela crise da Covid. Agora é hora de agir. Muitas empresas aproveitaram os meses de bloqueio para repensar e redesenhar suas áreas de vendas e estão investindo em projetos de remodelação abrangentes. Aqui, a EuroShop chega precisamente no momento certo”, afirma”, diz Elke Moebius, diretora da EuroShop.

De acordo com a executiva, as lojas físicas de varejo deixaram de ser puramente “lugares para comprar” para “lugares para se estar”.

Os compradores querem se divertir, desfrutar de delícias culinárias, encontrar amigos, assistir a uma leitura e muito mais.

Comprar em ambiente familiar com atendimento personalizado é ainda parte integrante do DNA do varejo, mas não mais exclusivamente.

O design de sala flexível e as pop-ups estão em alta, assim como as áreas de “info-entretenimento” com ofertas digitais interativas. O metaverso também está nos “blocos iniciais” no varejo.

A estrutura do EuroShop 2023 foi desenvolvida para atender às necessidades da indústria e compreende oito dimensões de experiência claramente definidas. De acordo com a organização, as vantagens desta nova estrutura é uma oferta ainda mais orientada para o visitante, sinergias entre diferentes dimensões e mais espaço de pavilhão para áreas em forte crescimento como tecnologia de varejo e climatização.

Estas tendências são refletidas pela EuroShop 2023 que traz as seguintes áreas (dimensões):

– Montagem de Loja e Design de Loja/Visual Merchandising (Pavilhões 10,11,12)

– Superfícies e Materiais (Pavilhão 13)

– Iluminação (Pavilhão 9)

– Equipamentos para serviços de alimentação (Pavilhão 14)

– Refrigeração e gerenciamento de energia (Pavilhões 14, 15, 16, 17)

– Tecnologia de Varejo (Pavilhões 4,5,6,7a)

– Marketing de Varejo (Pavilhões 3 + 4)

– Expo (Pavilhão 1)

Além de lançamentos de produtos, outro grande destaque da feira é a parte de conteúdo. São fóruns de palestras e discussões com palestrantes de alto calibre abordando os últimos desenvolvimentos, tendências inovadoras e melhores práticas em meio às atividades da feira. 

A entrada é gratuita para todos os visitantes da EuroShop sem pré-registro (simultaneamente interpretado em alemão/inglês ou apenas em inglês).

ÁREAS ESPECIAIS DA EUROSHOP – CHEIAS DE IDEIAS

As Áreas Especiais da EuroShop são várias áreas que oferecem espaços gratuitos para especialistas, start-ups, Gerações X, Y & Z, para ideias, visões e produtos inovadores. As áreas especiais da EuroShop, testadas e comprovadas, incluem a Designers’ Village, o centro de startups, a POPAI Shop Global Village e a IFES Global Village, bem como o Italian Lighting Lounge.

Além disso, 2023 também verá três estreias especiais. A primeira é o “Future Urban Lab”, que apresenta e desenvolve em conjunto com os visitantes novos fatores de atratividade e oportunidades de visita para as cidades do amanhã.

Já o “Room4Senses” centra-se na percepção sensorial. Afinal, são os estímulos externos e internos que influenciam nossa percepção e desencadeiam os mais diversos sentimentos.

Os sentidos podem ser enganados ou seduzidos principalmente pelo Visual Merchandising.

Nesta ação alunos da Escola Técnica de Design Publicitário de Stuttgart reduzem os sentidos do público da feira a quatro sentidos no Room4Senses Special.

Aqui são analisadas as experiências sensuais e seu uso potencial, por exemplo, em áreas de varejo.  

Por fim o “Retail Ball Game” da Universidade de Düsseldorf (HSD) convida os participantes a respirar fundo, refletir, buscar orientação e brincar com ideias.

Esta plataforma de comunicação aberta aborda desafios e abordagens de soluções para o varejo dos próximos anos e foca uma conexão melhor e mais aberta entre uma ampla variedade de disciplinas na esfera urbana.

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