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Eventos ao vivo após o Coronavírus. Três cenários possíveis apresentados por Marco Giberti

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Minhas duas últimas postagens no blog (www.marcogiberti.com) podem e devem estar relacionadas. Escrevi sobre o cenário do cisne negro para os eventos ao vivo em outubro do ano passado, sem nem pensar que estaria escrevendo sobre como a tecnologia poderia ajudar durante os tempos do Coronavírus (uma verdadeira situação do cisne negro) alguns meses depois.

Como qualquer pessoa relacionada às indústrias profundamente afetadas pela pandemia de Coronavírus – como os eventos ao vivo, viagens e hospitalidade, entre outros – eu estava lendo (talvez muito) e pensando (talvez demais) em cenários alternativos para o mundo pós-Coronavírus e como cada um desses cenários pode afetar essas indústrias.

Em primeiro lugar, todos esses cenários e ideias estão mudando diariamente. Em segundo lugar, não sou futurologista e esses cenários são baseados em análises pessoais para discutir e debater com pessoas inteligentes e apaixonadas sobre o assunto e obter alguma perspectiva.

A situação continuará a ser ajustada assim que aprendermos e entendermos mais sobre os impactos na saúde, na sociedade e na economia que essa crise está gerando – e como os governos, as empresas e a sociedade reagirão.

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Hoje (segunda-feira, 23 de março de 2020), posso pensar em três cenários possíveis de como os eventos ao vivo serão afetados como parte dessa crise do Coronavírus. Começarei com a situação mais difícil, terminando no “melhor cenário”.

Cenário Um

O distanciamento social se torna o “novo normal” e situações adicionais de pandemia criam uma realidade moderna, onde os eventos presenciais como os conhecemos não são mais válidos. Se este artigo que li do MIT estiver correto, e não voltarmos ao ‘normal’, será realmente difícil pensar em maneiras que nos permitam retornar a esportes, concertos ou eventos de feiras comerciais como os conhecemos. Sinceramente penso, espero e quero acreditar que não será esse o caso. Se esse cenário acontecer, os problemas macroeconômicos, sociais e políticos que o mundo enfrentaria serão muito mais dramáticos do que se imaginava. Quero pensar que, pelo menos no momento, o setor de eventos ao vivo possa sobreviver nos dois cenários a seguir.

Cenário Dois

A segunda onda de coronavírus é significativa e o problema persiste em uma capacidade semelhante durante o restante de 2020 e 2021.

Nesse cenário, a vacina levaria 18 meses ou mais para se desenvolver e experimentaríamos os efeitos da uma segunda onda em diferentes regiões, afetando a maneira como os eventos são organizados. Governos e cidades continuariam restringindo grandes reuniões e o risco de ser organizar grandes eventos seria maior do que nunca com base na necessidade potencial de cancelamentos ou adiamentos.

Infelizmente, acho que esse é um cenário potencial e devemos estar preparados para trabalhar duro e com rapidez em diferentes maneiras de criar eventos “a prova de balas” que podem mudar de soluções ao vivo para soluções digitais / virtuais de acordo com a necessidade. Vou elaborar um pouco mais sobre esse tópico adiante do texto, pois acho que, em qualquer cenário futuro, o setor de eventos ao vivo terá uma oportunidade única de modernizar a maneira como compradores e vendedores interagem (feiras B2B), educar e interagir (conferências ou eventos corporativos) ou experimentar os eventos esportivos ou musicais (envolvimento dos fãs).

Cenário Três. O mundo volta ao normal no segundo semestre de 2020.

Uma vacina é encontrada. O bloqueio em muitas cidades e países funciona bem, o clima de verão ajuda e lenta, mas seguramente, a vida volta ao normal. Espero sinceramente que este cenário aconteça. Mas, esse cenário pode gerar uma situação em que os eventos também voltem ao normal sem aprender com essa crise.

Nesse cenário, os organizadores do evento podem perder uma tremenda experiência de aprendizado que ajudaria nossa indústria a melhorar a maneira de como ajudamos nossos clientes no futuro. Isso seria uma verdadeira tragédia. Não tenho dúvidas de que continuaremos a enfrentar, como indústria, diferentes desafios (desastres naturais, crises políticas e sociais e futuras crises na saúde como a que estamos enfrentando atualmente) que forçarão os organizadores a mudar ou cancelar eventos conforme planejado.

Vamos dedicar um tempo para pensar, aprender e investir em eventos futuros com uma mentalidade diferente, como parte desta crise.

Em qualquer cenário, o setor de eventos ao vivo precisará mudar e se adaptar às novas necessidades e à realidade do cliente. Envolver nossas comunidades de maneira digital é imprescindível e agregará valor e relevância ao futuro dos eventos ao vivo. Indo de eventos digitais para presenciais e de volta às necessidades digitais para se tornar a nova norma. Os organizadores do evento devem entender que presenciais não são mais suficientes para seus clientes.

Apesar de todos os desafios atuais, continuo sendo otimista com o setor de eventos ao vivo. Nós vamos nos adaptar. (Finalmente) mudaremos e modernizaremos os eventos ao vivo de uma maneira que permita que a tecnologia abrace a jornada geral do cliente e a experiência dos fãs, permitindo que os organizadores ativem (e adiem) eventos com menos atrito e perdas para todas as partes envolvidas.

Alguns eventos, particularmente aqueles que não estão fornecendo forte valor agregado aos clientes, provavelmente serão menores no futuro, enquanto alguns desaparecerão e poucas pessoas perceberão, pois não estavam servindo bem em suas respectivas comunidades.

Porém, e ai destaco um GRANDE porém, uma nova geração de eventos ao vivo prosperará. Veremos empresas e empreendedores inovadores criando uma nova maneira de as pessoas se conectarem on-line (engajamento digital) e off-line (eventos ao vivo) o ano todo, com base em segmentos de nicho e necessidades específicas que serão identificadas graças ao melhor uso de dados e análises nos clientes. O presencial continuará a fornecer a melhor ferramenta de marketing para networking e continuará criando oportunidades para gerar confiança entre humanos, que continuarão a se reunir durante os milhões de eventos realizados anualmente em todo o mundo.

Cisnes negros são reais. Nada é estável, a mudança é a única constante. As coisas vão melhorar, mas não devemos desperdiçar a dor que estamos enfrentando no momento, pois ela oferece uma oportunidade de aprendizado para melhorar nosso setor e a maneira como ajudamos nossos clientes no futuro.

Autor: Marco Giberti, empreendedor e investidor de sucesso, com mais de 25 anos de intensa experiência como co-fundador e CEO em empresas de mídia, tecnologia e indústria de eventos. Fundador e CEO da Vesuvio Ventures. www.marcogiberti.com

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