Anúncio
Início Eventos Sociais, Esportivos e Corporativos Eventos de entretenimento impulsionam a economia do visitante, reforça Unedestinos

Eventos de entretenimento impulsionam a economia do visitante, reforça Unedestinos

Anúncio

A Unedestinos (União Nacional de Conventions & Visitors Bureau (CVBs) e Entidades de Destinos) destaca o papel crucial que os grandes eventos de entretenimento desempenham no fortalecimento da economia brasileira, muito além do impacto direto no turismo.

Com 47 CVBs associados em todo o país, a organização acompanha de perto estes eventos que  geram efeitos positivos em diversos setores da economia.

Além do impacto econômico já esperado em redes hoteleiras, companhias aéreas e rodoviárias , bares e restaurantes, eventos como shows, festivais de música e exposições  também influenciam os resultados em outros setores da economia nas cidades onde são realizados.

“Os eventos têm um efeito multiplicador na economia”, destaca Toni Sando, presidente da Unedestinos.

Anúncio

“Além de atrair turistas e movimentar a hotelaria, eles geram consumo em uma ampla gama de setores, reforçando o papel fundamental do entretenimento no desenvolvimento econômico do país”, completa.

O show da Madonna no Rio de Janeiro, em maio deste ano, trouxe dados que refletem essa abrangência.

Segundo dados da Visanet, empresa brasileira de serviços financeiros, as vendas de roupas e acessórios aumentaram em 24%, enquanto o setor de transporte cresceu 17%, o de fast food 14%, e até as farmácias tiveram um incremento de 11%.

Esses números mostram que a cadeia econômica envolvida vai muito além do turismo, abrangendo áreas como comércio, alimentação e serviços.

Além disso, o Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo, que terminou no domingo (22/09), movimentou cerca de R$ 3 bilhões na economia do Rio de Janeiro, segundo os organizadores.

Esse tipo de evento atrai turistas de diferentes partes do país e do mundo, mas também gera milhares de empregos e fortalece a infraestrutura das cidades, impactando desde pequenos comerciantes até grandes redes de serviços.

“É fundamental promover o desenvolvimento turístico de forma sustentável, articulando iniciativas que conectem o entretenimento a outras cadeias produtivas”, afirma Sando.

“O Brasil tem um enorme potencial para elevar ainda mais os resultados econômicos do turismo, mas, para isso, é essencial que o setor público e a iniciativa privada  se unam para promover grandes eventos que atraiam cada vez mais público e gerem benefícios amplos para todos os setores”, completa.

Atuando em mais de 200 cidades, as organizações de Visitors e de Conventions Bureau associados à Unedestinos reforçam seu papel junto aos destinos para otimizar o potencial turístico e econômico de cada região no apoio a organização de eventos associativos, corporativos e de entretenimento, que movimentam a economia local e nacional, contribuindo para um crescimento de eventos estratégicos no país.   

Crédito da imagem: Gregory Grigoragi

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile