Anúncio
Início Blogs Abrindo o Olhar Eventos e Feiras em 2021 – hora de buscar soluções

Eventos e Feiras em 2021 – hora de buscar soluções

Esta semana algumas pesquisas de fontes relevantes divulgaram dados sobre perspectivas para eventos e feiras em 2021, tanto dos players da indústria de feiras e exposições quanto dos organizadores demandantes no mundo e no Brasil.

Parece-me que há um descompasso nas expectativas de prazos por conta dos diferentes estágios no mundo com a Pandemia , entre a indústria e os organizadores no Brasil . Trouxe alguns dados para nos ajudar a refletir sobre isso, juntos.

A China, Japão e França já abriram feiras presenciais com sucesso adotando medidas mais adequadas de higiene e segurança sanitária , como adotados em estabelecimentos comerciais, já que estes eventos permitem muito mais controle e aferições do que shoppings e centros urbanos (já defendidos aliás claramente aqui pelo Grupo Radar). A Austrália já abre sua primeira feira ainda em Março nestes mesmos moldes.

A UFI – The Global Association of the Exhibition Industry publicou uma projeção de crescimento de receitas de 151% para américa central e do Sul ainda em 2021 (estudo com mais de 450 players globalmente).

Anúncio

Já aqui, a MCI Brasil também fez um estudo na sua base de relacionamento e redes sociais em que existe uma clara intenção de retorno aos eventos presenciais – 86% iriam presencialmente aos eventos caso não houvesse mais a ameaça da COVID-19.

Por outro lado, um estudo do Linkedin com organizadores de eventos apontou que além de terem reduzido 60% de suas verbas , pretendem investir O DOBRO em eventos virtuais em 2021. Nessa linha, apenas 8% dos orçamentos em média estão previstos para eventos presenciais, feiras e exposições este ano.

Os eventos virtuais e híbridos vieram para ficar mas atenderão uma parte de público, todos sabemos disso. O Brasileiro é naturalmente gregário e sim, voltaremos a nos encontrar, mas será que ainda em 2021?

O que aprendemos com este estudo do Linkedin , em adição, é que com as alternativas de métricas, 84% dos Organizadores mudaram seus conceitos sobre o que significa um “evento de sucesso” . Entre eles,  87% avaliam uma variedade maior de métricas e 83% preveem organizar eventos híbridos no futuro.

Sendo assim, apontaram que prioridade de investimento este ano será em desenvolvimento de conteúdo , promoção e publicidade garantindo maior engajamento nos eventos virtuais e híbridos.

Então, além de buscar estatísticas e lutar pela volta dos eventos dos negócios junto aos Estados assim que o comércio de maior escala for liberado, é preciso pensar em alternativas.

Na minha visão, as empresas de eventos e feiras de negócios têm o poder de conexão entre públicos vendedores e compradores com profundidade, em muitos mercados.  

Mas enquanto os encontros não acontecem, seria uma oportunidade os Promotores usarem seu conhecimento e mapeamento de mercados inteiros que têm em mãos , para contribuir com a manutenção do relacionamento entre compradores , intermediários e vendedores com diversas estratégias de comunicação, ativação e até prospecção diferenciadas.

Quem melhor que eles para oferecer serviços ou soluções com dados, estratégias de abordagem e construção de redes de relacionamento, agregando VALOR também ao que as marcas vendedoras precisam oferecer nas ações virtuais e híbridas aos seus compradores?

Enfim, acredito que vale Abrir o Olhar para nossa bússola e planejamento para 2021 , que ainda está no início e com bastante incerteza, mas também muito trabalho e oportunidades pela frente.

E você? Como vê este cenário já que estamos ainda em Março?

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile
Privacy Overview

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.