Eventos gastronômicos devem movimentar R$25 bilhões na economia brasileira em 2024

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Com o número de eventos em alta – muito devido ao boom dos festivais gastronômicos e musicais nos últimos anos – a previsão de faturamento do setor para 2024, de acordo com a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), é de 75 bilhões de reais.

Essa projeção total está diretamente relacionada a apenas três segmentos: esportes, música e gastronomia – cada um representando um terço do montante, ou seja R$25 bilhões.  

Criado em Nova York e trazido para o país há 17 anos pelo idealizador da Brasil Restaurant Week, Fernando Reis, o objetivo do festival, que oferece menus completos (com entrada, prato principal e sobremesa) a preços fixos de R$54,90 a R$149,00 em  diferentes restaurantes, é gerar acesso aos amantes da boa gastronomia e movimentar o mercado gastronômico em períodos de baixa sazonalidade.

Durante o evento – atualmente presente em mais de 20 cidades brasileiras e com edições de um mês de duração – os estabelecimentos oferecem um menu especial, temático e com harmonizações diferenciadas para levar experiências incríveis aos clientes.

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Com duas edições por ano na capital paulista, a última São Paulo Restaurant Week, realizada no segundo semestre de 2023, reuniu 210 restaurantes e impactou 272.160 pessoas.

“Foram vendidos 209.790 menus durante um mês. Isso rendeu mais de R$24 milhões de faturamento”, explica Fernando Reis.

Já a 30ª edição – há um ano – impactou 318.262 pessoas e gerou um faturamento de mais de R$28 milhões com a venda de 238.607 menus.   

A iniciativa abrange diversas  especialidades gastronômicas, desde a tradicional comida brasileira, passando pela italiana, argentina, mexicana, mediterrânea e japonesa, até os pratos autorais.

“O intuito é democratizar a boa gastronomia. Então, esta é uma oportunidade de degustar pratos autênticos e culturais naquele restaurante renomado que você sempre teve vontade de conhecer, e a um valor fixo”, aponta.

“E para o restaurante é uma ótima oportunidade de divulgar o seu estabelecimento e faturar com o aumento das vendas ”, finaliza.

AÇÃO SOCIAL

Além de estimular o mercado gastronômico, a São Paulo Restaurant Week também tem como um dos seus objetivos a transformação social.

A cada menu vendido durante o festival, é estimulada a doação de R$2,00 para o Projeto Chef Aprendiz, que aposta na gastronomia como ferramenta para capacitar jovens entre 17 e 20 anos em situação de vulnerabilidade social.

Na edição passada, por exemplo, os restaurantes que mais arrecadaram foram Camarões, Paellas Pepe e La Piadina. Saiba mais sobre o projeto em:  https://chefaprendiz.com.br/sprw-doacao  

A próxima São Paulo Restaurant Week acontece de 19 de abril a 19 de maio.

Para garantir as melhores experiências, o festival conta com quatro categorias de menus no almoço e/ou jantar:

Tradicional: R$54,90 no almoço e R$69,90 no jantar.

Plus: R$68,80 no almoço e R$89,90 no jantar.

Premium: R$89,00 no almoço e R$109,00 no jantar.

Diamond: R$109,00 no almoço e R$149,00 no jantar.

A lista com os restaurantes participantes, os detalhes dos menus e os dias de participação de cada um deles estarão no site em breve.

Serviço

Data: 19 de abril a 19 de maio

Saiba mais em: www.restaurantweek.com.br

Crédito da imagem: Elias Gomes