Anúncio
Início Eventos Sociais, Esportivos e Corporativos Eventos gastronômicos devem movimentar R$25 bilhões na economia brasileira em 2024

Eventos gastronômicos devem movimentar R$25 bilhões na economia brasileira em 2024

Com o número de eventos em alta – muito devido ao boom dos festivais gastronômicos e musicais nos últimos anos – a previsão de faturamento do setor para 2024, de acordo com a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), é de 75 bilhões de reais.

Essa projeção total está diretamente relacionada a apenas três segmentos: esportes, música e gastronomia – cada um representando um terço do montante, ou seja R$25 bilhões.  

Criado em Nova York e trazido para o país há 17 anos pelo idealizador da Brasil Restaurant Week, Fernando Reis, o objetivo do festival, que oferece menus completos (com entrada, prato principal e sobremesa) a preços fixos de R$54,90 a R$149,00 em  diferentes restaurantes, é gerar acesso aos amantes da boa gastronomia e movimentar o mercado gastronômico em períodos de baixa sazonalidade.

Durante o evento – atualmente presente em mais de 20 cidades brasileiras e com edições de um mês de duração – os estabelecimentos oferecem um menu especial, temático e com harmonizações diferenciadas para levar experiências incríveis aos clientes.

Anúncio

Com duas edições por ano na capital paulista, a última São Paulo Restaurant Week, realizada no segundo semestre de 2023, reuniu 210 restaurantes e impactou 272.160 pessoas.

“Foram vendidos 209.790 menus durante um mês. Isso rendeu mais de R$24 milhões de faturamento”, explica Fernando Reis.

Já a 30ª edição – há um ano – impactou 318.262 pessoas e gerou um faturamento de mais de R$28 milhões com a venda de 238.607 menus.   

A iniciativa abrange diversas  especialidades gastronômicas, desde a tradicional comida brasileira, passando pela italiana, argentina, mexicana, mediterrânea e japonesa, até os pratos autorais.

“O intuito é democratizar a boa gastronomia. Então, esta é uma oportunidade de degustar pratos autênticos e culturais naquele restaurante renomado que você sempre teve vontade de conhecer, e a um valor fixo”, aponta.

“E para o restaurante é uma ótima oportunidade de divulgar o seu estabelecimento e faturar com o aumento das vendas ”, finaliza.

AÇÃO SOCIAL

Além de estimular o mercado gastronômico, a São Paulo Restaurant Week também tem como um dos seus objetivos a transformação social.

A cada menu vendido durante o festival, é estimulada a doação de R$2,00 para o Projeto Chef Aprendiz, que aposta na gastronomia como ferramenta para capacitar jovens entre 17 e 20 anos em situação de vulnerabilidade social.

Na edição passada, por exemplo, os restaurantes que mais arrecadaram foram Camarões, Paellas Pepe e La Piadina. Saiba mais sobre o projeto em:  https://chefaprendiz.com.br/sprw-doacao  

A próxima São Paulo Restaurant Week acontece de 19 de abril a 19 de maio.

Para garantir as melhores experiências, o festival conta com quatro categorias de menus no almoço e/ou jantar:

Tradicional: R$54,90 no almoço e R$69,90 no jantar.

Plus: R$68,80 no almoço e R$89,90 no jantar.

Premium: R$89,00 no almoço e R$109,00 no jantar.

Diamond: R$109,00 no almoço e R$149,00 no jantar.

A lista com os restaurantes participantes, os detalhes dos menus e os dias de participação de cada um deles estarão no site em breve.

Serviço

Data: 19 de abril a 19 de maio

Saiba mais em: www.restaurantweek.com.br

Crédito da imagem: Elias Gomes

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile
Privacy Overview

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.