Evolução no cenário econômico animam pequenas e médias empresas na Expolux

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Aproximadamente 65% do faturamento da indústria da iluminação é proveniente de micros, pequenas e médias empresas. Elas estão atentas ao andamento da economia e com projeções animadoras para 2018. Pesquisa recente sobre a reforma trabalhista, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), indica que 62% dos micros e pequenos empresários devem potencializar seus investimentos em produtos e serviços, na modernização de suas lojas ou fábricas e também no aprimoramento da mão de obra.

Segundo dados da ABILUX, Associação Brasileira da Indústria da Iluminação o segmento pode crescer até 3% em 2018. A confiança também é compartilhada pela ANAMACO, Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção que estima alta de 5% até o final do ano quando comparado a 2016.

Os indicadores apontam que 2018 deve ser um ano de retomada para o setor da iluminação. Juntamente com as projeções das associações, um importante viés auxilia a movimentação deste mercado: a EXPOLUX, Feira Internacional da Indústria da Iluminação, que chega a sua 16ª edição. O evento já é considerado uma das principais apostas das empresas que desejam ir ao encontro de novas oportunidades que o próximo ano reserva.

Mais de 300 expositores estão confirmados. Entre eles, pequenas e médias empresas já se movimentam no mercado em busca de maior competitividade. A confiança do empresariado também é compartilhada pela ABILUX. Para o presidente da entidade, Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, as mudanças são bem vindas pela necessidade de sobrevivência das empresas e pelo movimento de modernização em várias lojas do varejo, que acaba aquecendo o setor. “Este é um momento de novas oportunidades. Destaco algumas: redução no custo de manutenção e menor consumo de energia elétrica e a modernização do ambiente de trabalho ganhando maior produtividade“, conta.

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Para o mercado da iluminação, o prognóstico positivo baseia-se na maturação de projetos de iluminação pública em diversos municípios. “Consideramos que também haverá maior atividade no comércio varejista demandando modernização nas instalações de lojas, bem como a retomada de novas obras. A melhoria dos princípios econômicos acompanhada de atividades políticas auxiliará este crescimento” finaliza Uchôa Fagundes.

A edição de 2018 contará com uma programação especial: Premium Club Plus, Clube de Compradores e os Encontros de Negócios – ferramentas para aproximar fornecedores dos principais compradores nacionais e internacionais. Já temas ligados à decoração/design e técnicos farão parte do SIMPOLED, simpósio organizado pela ABILUX, através das Arenas do Conhecimento, que contarão com palestras, workshops, debates e apresentações.